» Início » Áreas » Panificação » Pizzas para todos os gostos: como fazer massas mais saudáveis?

Pizzas para todos os gostos: como fazer massas mais saudáveis?

por | jun 8, 2018 | Áreas, Notícias, Panificação

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Alguns dizem que os primeiros a misturar farinha com água para criar a massa da pizza foram os egípcios. Outros apontam os gregos como precursores do prato. O que se sabe de fato, segundo a história, é que chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos em 1870 e a febre foi tamanha que foi escolhida uma data para comemorar o dia da pizza: 10 de julho. Ao longo dos anos, porém, os sabores se multiplicaram e a receita tradicional foi ganhando novas versões, mais leves e saudáveis, mas igualmente saborosas.

Leia mais: Pizza: Uma deliciosa paixão nacional

Vencedor da competição “Fecha a Conta” do programa Mais Você, da Rede Globo, e expert da eduK, o pizzaiolo Patrick Catapano usou sua experiência para elaborar 4 dicas de como fazer massas para manter uma dieta equilibrada sem sofrer com a perda do sabor de um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros. Confira:

1 – Sal x Fermento

Esses dois rivais não podem se encontrar. Segundo o especialista, o sal acaba desidratando o fermento. Já o fermento se trata de um micro-organismo que é altamente sensível ao sódio. Basta misturá-los diretamente para que os fungos do fermento sejam destruídos. Tanto que tal característica purificadora do sal é o que o faz ser utilizado no armazenamento de carnes e peixes.

Leia mais: Fermentação pelo Método Direto ou Indireto


2 – Cuidado com o glúten

É importante expandir o mercado para atender o consumidor que tem alguma restrição alimentar, como os celíacos. Porém, Patrick ressalta o cuidado que o profissional deve ter ao comercializar esse produto em um food truck, por exemplo. Por conta da correria de cozinhar e servir, o ambiente do food truck fica contaminado por partículas de glúten. Sendo assim, o celíaco pode vir a passar mal mesmo comendo um alimento sem glúten. O nome dessa transmissão é “contaminação cruzada de glúten”. A dica do Patrick é que o profissional tenha uma placa alertando os celíacos sobre a contaminação do ambiente.

Leia mais: A estrutura ideal de um Food Truck


3 – Massa com batata-doce

A mistura pode soar inusitada, mas o sabor não deixa nada a desejar. As batatas-doces roxas deve estar sem casca e são acrescentadas no momento de misturar todos os ingredientes da massa. Por conta da umidade natural do vegetal, a quantidade de água da receita deve ser diminuída. Na hora de sovar, será necessário um pouco mais de força para que a batata seja completamente integrada na massa.


4 – Montagem diferenciada

Na montagem tradicional, os alimentos são colocados na massa antes de irem para o forno. Porém, também é possível fazer a montagem da pizza sem que os demais ingredientes precisem passar por este processo. O peso estético e de textura foram levados em conta nesta nova opção: Alguns alimentos podem murchar e ficar com aspecto estranho ao cozinharem no forno, tais como por exemplo no caso de espinafre e beterraba.


Sobre a eduK

A eduK é uma startup especializada em auxiliar pessoas que querem trabalhar por conta própria a ter sucesso. A empresa oferece mais de 1.400 cursos online em áreas como gastronomia, artesanato, fotografia, moda, beleza e negócios, ministrados pelos melhores especialistas do país, além de ferramentas para melhoria da produtividade, redução de custos e aumento de vendas. A plataforma já impactou mais de cinco milhões de pessoas por meio de soluções gratuitas e conta atualmente com mais de 100.000 clientes pagantes ativos. Fundada em 2013, é certificada pela B Corp como uma empresa com grande impacto social, foi considerada em 2016, pela Fast Company, como a empresa mais inovadora do Brasil e, em 2018, foi reconhecida pela Fórum Econômico Mundial e pelo IFC/Banco Mundial como uma das 50 startups que estão moldando o futuro da América Latina. Site: www.eduk.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens