» Início » Áreas » Ambientes » A estrutura ideal de um Food Truck

A estrutura ideal de um Food Truck

por | ago 6, 2017 | Ambientes, Áreas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A estrutura física para operar um Food Truck irá variar de acordo com o tipo do negócio e dos pratos servidos. Ele pode ser dimensionado para apenas armazenar e comercializar comidas prontas ou para processar e comercializar comidas cruas ou semi-prontas.

Os Food Trucks podem ser montados em trailers, vans, peruas e em pequenos caminhões e operar em locais permitidos dentro das leis de zoneamento. As tradicionais peruas ambulantes têm em média 3m de comprimento e os caminhões cerca de 6m.

É fundamental adaptar o preparo dos alimentos para uma cozinha pequena. O ideal é procurar oficinas especializadas para desenvolver o projeto e a montagem dos veículos. Essas oficinas irão adaptar os projetos às restrições do DENATRAN e do INMETRO e podem aconselhar sobre as melhores alternativas.

A estrutura básica do Food Truck pode ser simples para abrigar os equipamentos, uma área de preparo dos alimentos, um balcão de atendimento e serviço, e área de caixa. É importante separar o manuseio dos alimentos do dinheiro.

Quando a opção estratégica for pela diferenciação e atendimento a uma clientela mais exigente, a necessidade de um projeto de design mais bem definido para o veículo e a agregação de produtos e serviços pode resultar em uma estrutura mais complexa.

O empresário deve estar atento também à infraestrutura do entorno. Apesar de não ser de propriedade do estabelecimento, ela irá influenciar no desempenho do negócio. Por isso, o empreendedor deve procurar espaços que ofereçam maior comodidade ao seu cliente, como a presença ou a possibilidade de se colocar mesas e cadeiras, sombra e banheiros.

A disposição dos aparelhos no entorno deve favorecer a visibilidade do Food Truck e também o acesso dos clientes à área de serviço, inclusive para portadores de necessidades especiais. O balcão de atendimento deve ter dimensões corretas para permitir o contato do chef com o cliente e favorecer a visão do preparo dos alimentos, demonstrando a organização e higiene da cozinha.

O espaço interno precisa ter amplitude para permitir a presença do chef e ajudante e a movimentação durante o preparo e serviço dos alimentos. O layout dos equipamentos como geladeira, forno e fogão deve prever boa acessibilidade para não dificultar o serviço durante os picos de atendimento e a cozinha, bem como a estocagem, deve obedecer à legislação sanitária vigente.

As paredes externas e internas, livres de equipamento, devem ser usadas para a comunicação visual da proposta do negócio e dos itens de cardápio – despertando no cliente a vontade de degustar os produtos. Cuidado com excessos e poluição visual. Ao planejar a comunicação visual deve-se levar em conta o valor agregado, ou seja, os atributos de valor escolhidos. A iluminação interna e externa também deve ser planejada para potencializar o poder de atração e contribuir para a boa impressão do Food Truck.

A área externa, quando existente e administrada pelo próprio Food Truck, deve conter equipamentos de fácil montagem e desmontagem, como cadeiras e mesas dobráveis, e de fácil limpeza, manutenção e transporte. A disposição das mesas e cadeiras deve respeitar espaço suficiente para o trânsito das pessoas. Deve ser previsto também a disposição de lixeiras de fácil acesso pelos clientes e também pelos ajudantes.

Apesar dos Food Trucks não oferecerem banheiros, a instalação em locais com banheiros próximos pode favorecer o negócio. Os banheiros também são importantes para o uso dos funcionários durante o expediente.

Fonte: SEBRAE

1 Comentário

  1. Alguém poderia.me.dizer qual empresa fez o.projeto desse food truck?
    Att

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens