» Início » Técnicas » Dietéticas » Especialistas dão dicas de como manter a dieta em dias frios

Especialistas dão dicas de como manter a dieta em dias frios

por | jun 1, 2018 | Dietéticas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A temporada dos dias frios chegou e junto com ela a vontade de comer aumenta, afinal o organismo precisar fazer um esforço maior para manter a temperatura do corpo, elevando assim, o gasto de energia.

Segundo a nutricionista da rede de salada por quilo, Green Station, Izabelly Cavassani, alguns temperos são termogênicos e auxiliam o corpo a manter a temperatura. “Curry, mostarda e pimenta calabresa são excelentes temperos que auxiliam no aumento da circulação, temperatura corporal, além de auxiliar na queima calórica”, diz. Já o médico fundador da Emagrecentro e membro da sociedade brasileira de nutrologia, Edson Ramuth, aponta que é importante selecionar com cautela alguns condimentos. A pimenta sozinha, por exemplo, não eleva a pressão, “o cuidado deve ser tomado se o produto for em conserva, pois o sal é o conservante”, afirma.

1 – Alimente-se bem e a cada três horas

O corpo funciona como uma máquina que precisa de combustível para exercer suas funções. O alimento fornece energia para que possamos realizar as atividades diárias. Quando passamos longos períodos sem ingerir calorias, algumas reações para manter o equilíbrio corporal e os níveis de energia são forçados. Uma dessas reações é a utilização dos estoques de energia presentes nos músculos e tecido adiposo. O ideal é comer a cada três horas e fazer de cinco a seis refeições por dia. Segundo Izabelli, é importante lembrar que o café da manhã é a principal alimentação sendo o principal combustível para começar o dia.


2 – Evite o álcool

Bebidas alcoólicas não oferecem nenhum nutriente para o organismo. Pelo contrário, cada grama contém cerca de três calorias, segundo Ramuth. Então é importante consumir com moderação para não aumentar as medidas.


3 – Aposte nos refogados

Nos dias mais frios, algumas pessoas diminuem o consumo de folhas e verduras, uma opção saudável para manter esses ingredientes no radar de quem não abre mão da dieta equilibrada são os refogados. Segundo Cavassani, brócolis, couve-flor, couve, acelga, cenoura e agrião são algumas opções.


4 – Inclua sopa e caldo no cardápio

Nesse período, muitas pessoas optam por pratos quentes. Então consumir sopas, caldos e cremes durante as refeições são opções saudáveis. E para incrementar a receita e deixá-la mais funcional, a sugestão é incluir farinha de chia e linhaça, garante Ramuth.


5 – Inclua fibras no cardápio

A fibra é um ingrediente essencial para nosso sistema digestivo. Entre os benefícios do consumo diário, é importante citar o controle do colesterol e os níveis de glicose no sangue de diabéticos. De acordo com a nutricionista, incluir fibras em uma refeição com proteínas, folhas e vegetais é uma excelente escolha para quem deseja repor calorias e realizar uma alimentação saudável e balanceada.


6 – Ao invés do chocolate, substitua por frutas

Para a sobremesa, a sugestão do Ramuth é saborear as frutas nas versões quentes para saciar a vontade do doce. Uma opção é aquecer a maçã, pera ou banana no micro-ondas e comer com canela.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens