» Início » Notícias » A valorização do Chef de Cozinha abre espaço para especialização

A valorização do Chef de Cozinha abre espaço para especialização

por | maio 14, 2018 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Em 2015, uma pesquisa feita pela GfK, empresa líder em pesquisa de mercado, buscou compreender os hábitos e comportamento das pessoas ao cozinhar. O levantamento revelou que cerca de 38% dos consumidores brasileiros são apaixonados por cozinhar e tal dado ultrapassa a média mundial de 32%. Graças ao gosto popular potencializado pelos vários realities gastronômicos, os chefs culinários ganham cada vez mais espaço. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a gastronomia é responsável por mais de 6 milhões de vagas de trabalho no País.

O enaltecimento da ocupação tem inúmeras causas, uma delas elas é que o chef de cozinha ganhou status de celebridade, aparecendo em programas de televisão ou criando um canal no YouTube. “O aumento de aquisição financeira do brasileiro nos últimos anos permitiu que os hábitos alimentares se tornassem mais amplos e variados. Além disso, como a alimentação saudável está em alta, a busca por opções de refeições e aprendizado também aumentou”, explica Guilherme Cardadeiro, gastrônomo, ex-participante do MasterChef Profissionais e mentor da Knowe, plataforma de aconselhamento profissional sob demanda.

Porém, engana-se quem pensa apenas no glamour das cozinhas estrangeiras ou em pratos requintados. Para se tornar um chef de cozinha, a determinação se torna a melhor amiga do profissional. Neste cenário, além do tradicional YouTube, nota-se um crescimento de cursos online, que se apresentam como uma boa opção para interessados em aprenderem a cozinhar. Caso da eduK, plataforma de ensino especializada em quem deseja trabalhar por conta própria, que oferece mais de 480 cursos sobre gastronomia e já impactou mais de 5 milhões de pessoas.

“Ter acesso a todos esses recursos que só a mídia digital proporciona pode ser fundamental para quem está dando os primeiros passos e até para quem já tem algum tempo de carreira, mas deseja tentar experimentar coisas diferentes”, comenta Fernanda Quatrocchi, chef de cozinha há mais de 10 anos e expert na eduK.

1 Comentário

  1. Excelente artigo!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens