» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Conheça a fumaça líquida, insumo que defuma pratos em minutos

Conheça a fumaça líquida, insumo que defuma pratos em minutos

por | jan 2, 2018 | Habilidades Básicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Defumar um produto não é rápido nem barato. O aroma, a cor e o sabor do vapor precisam de horas, em condições adequadas, para se estabelecerem na comida. Desde a década de 1970, uma forma mais prática se popularizou, principalmente nos EUA: a fumaça líquida. O produto reduz drasticamente o tempo de preparo – basta adicionar algumas gotas durante o cozimento.

Parcimônia

É importante ressaltar, porém, que alguns nutricionistas e químicos condenam o uso do produto. Isso porque a fumaça de carvão contém dois componentes potencialmente cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos estão presentes também nos cigarros.

Durante o processo de defumação, seja ao natural ou com o produto industrializado, esses compostos são absorvidos pelos alimentos. O melhor é utilizar com moderação.


Produção caseira

Para produzir o líquido com sabor e aroma da fumaça, é necessário fazer uma fogueira com madeira de boa qualidade. Nogueira, algaroba e laranjeira podem ser utilizadas depois de limpas e tratadas, sem cascas ou resíduos de folhas.

Quando a fumaça da queima da madeira adquirir uma cor acinzentada, basta canalizar para dentro de uma tigela com água, por meio de um tubo – os de pressão facilitam o processo. Então, por último, é só engarrafar em vidro hermético.

 

Por: Laura Quariguazy
Fonte: Metrópoles

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens