» Início » Áreas » Cardápios e Custos » Bares e restaurantes podem ser obrigados a informar calorias em cardápios

Bares e restaurantes podem ser obrigados a informar calorias em cardápios

por | dez 22, 2017 | Áreas, Cardápios e Custos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Os bares, lanchonetes e restaurantes da cidade de São Paulo podem ser obrigados a acrescentar a quantidade de calorias de cada prato em seus cardápios. O projeto de lei já foi aprovado pela Câmara Municipal e deve ser sancionado pelo prefeito João Doria. A decisão é uma tentativa de enfrentar a obesidade da população brasileira.

O Ministério da Saúde indica que 20% dos brasileiros sofrem com problemas que vêm do excesso de peso. O Sistema Único de Saúde gasta anualmente quase R$ 500 milhões com tratamentos relacionados a doenças associadas à obesidade.

Fábio Lellis, dono de um restaurante na capital diz que é difícil indicar as calorias de cada prato nos cardápios, “É um custo a mais para o restaurante, fora as trocas de cardápio e quem vai pagar isso, não adianta a gente fantasiar, é o cliente final. É um custo a mais que o restaurante vai ter que manter”.

No caso dos restaurantes que vendem comida a quilo, a proposta aprovada pelos vereadores prevê que os valores calóricos sejam informados a cada porção de 100 gramas.

Para a nutricionista Vanderli Marcheori, a informação ajuda na escolha dos alimentos, mas o efeito prático da medida é pequeno.

“O mais bacana de tudo isso é que as pessoas entendam que a variedade e a frequência alimentar é o que determina um bom gerenciamento de peso e não única exclusivamente escolher alimentos de baixo calor calórico”.


Punição

Caso o projeto aprovado pela Câmara de SP vire lei, os estabelecimentos que não cumprirem a determinação, poderão levar multa de R$ 760 e até perder o alvará de funcionamento. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acredita que a mudança vai gerar prejuízos para o setor.

Percival Maricato, presidente da Abrasel, diz que “se todas as legislações que eles aprovarem, você contratar profissionais e comprar equipamentos, o setor fica inviável”.

Uma medida parecida já existe nos Estados Unidos e o médico Mário Mancini, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, afirma que em Nova Iorque, onde há dez anos os cardápios trazem as calorias, a população emagreceu e os restaurantes se adaptaram.

O Ministério da Saúde diz que são positivas as iniciativas que promovam a alimentação saudável e que a indicação calórica pode auxiliar a população a fazer melhores escolhas e ingerir porções menores de certos alimentos prevenindo a obesidade.

Por: Janaína Lepri
Fonte: G1

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens