» Início » Cozinhas » Internacional » 22 pratos europeus de Natal que nem sempre são boas surpresas

22 pratos europeus de Natal que nem sempre são boas surpresas

por | dez 20, 2017 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se há uma tradição natalina é a de comer até não poder mais – não importa em qual lugar do mundo. O aplicativo de idiomas Babbel, sediado em Berlim, fez uma seleção dos pratos mais populares da Europa, em suas respectivas línguas, mas que nem sempre são boas surpresas para os brasileiros que passam o fim de ano no velho continente.

Carne: Reino Unido, Alemanha e Catalunha (Espanha)

No Reino Unido, Natal é época de comer turkey [pronúncia: tãr-qui] (peru). Mas essa ave festiva não vem à mesa sozinha: ela é geralmente servida com pigs in blankets [pronúncia: pigs in blénkets] (enroladinhos de salsicha), um recheio especial e vários vegetais, incluindo, é claro, sprouts [pronúncia: sprauts] (couve-de-bruxelas). O gravy [pronúncia: greivi] (molho) também é essencial. Neste Natal, alguns supermercados britânicos reinventaram esse prato clássico, oferecendo turkeys with a spin [pronúncia: tãr-quis uiz a spin] – um peru recheado com Christmas pudding [pronúncia: cris-mas pu-din], um bolo feito com gordura de vaca e frutas secas.

Na Alemanha, a ave consumida no Natal é o Weihnachtsgans [pronúncia: vainartsgans] (ganso de Natal). Ele é servido com Knödel [pronúncia: knêdel] (uma massa feita de pão), Rotkohl [pronúncia: rôt-kôl] (repolho roxo), Grünkohl [pronúncia: gruuncôl] (couve cozida com especiarias) e uma Knacker [pronúncia: quinaca] (salsicha defumada). Os alemães que não gostam de ganso vão de Hasen [pronúncia: raazen] (coelho) e Rebhuhn [pronúncia: rreb-run] (perdiz).

Já na região da Catalunha, na Espanha, a escolha pode ser feita entre o jamón [pronúncia: ramon] (presunto), a escudella i carn d’olla [pronúncia: escudêia carn d’oia] (ensopado de carne de panela) e o ternasco [pronúncia: têrnásco] (carne de carneiro).


Peixe:
Itália e Rússia

Os italianos celebram a Festa dei sette pesci [pronúncia: fésta dei sétê pexi] (Festa dos Sete Peixes) com um bufê dividido em 13 etapas se come de tudo: de baccalá [pronúncia: bacálá] (bacalhau), anguila [pronúncia: angüila] (enguia) defumada ou frita a buccino [pronúncia: butchino], um tipo de caracol marinho.

Mais ao norte, os russos se fartam de zakuski [pronúncia: zacusqui], isto é, canapés, que podem ser de peixe em conserva, de camarão ou pirozhki [pronúncia: piraschqui] (pãezinhos assados ou cozidos recheados). Como prato principal, os russos gostam de peixes como lucioperca ou enguia. Ou ainda kulebyaka [pronúncia: culibérca], pirozhki recheados de salmão. Mas é claro que, por lá, nenhuma refeição será completa sem uns bons shots de vodka entre os pratos.


Pratos Inusitados:
Noruega e Groelândia

Os mais aventureiros podem experimentar a iguaria norueguesa lutefisk [pronúncia: lutefisk] (peixe marinado em soda cáustica). Esse peixe, geralmente branco e seco, é colocado primeiramente na água e, dias depois, em soda cáustica, o que faz com que o peixe adquira uma textura gelatinosa após cozido.

Uma carne para uma comemoração em estilo groenlandês é a mattak (gordura de baleia), que é tradicionalmente engolida sem mastigar. Kiviak é um prato feito com carne de filhotes de tordas-mergulheiras (um tipo de pássaro do Ártico), preparado quando a carne já está levemente apodrecida e, depois, fermentada em pele de foca. Quem já provou diz que tem um gosto parecido com o de gorgonzola.


Sobremesa:
Alemanha, Espanha e Itália

Os Weihnachtsmärkte [pronúncia: veinarts-mérktê] (mercados de Natal) alemães apresentam inúmeras opções de doces feitos com gengibre: Pfefferkuchen [pronúncia: pféfacurren] (biscoito no formato de casinha João e Maria), Christstollen [pronúncia: cris-stólen] (bolo de frutas feito com maçapão) e Plätzchen und Lebkuchen [pronúncia: pleats-chên und lêb-curren] (biscoitos de chocolate e gengibre semelhantes ao pão de mel brasileiro).

Na Espanha, a preferência é o turrón [pronúncia: turón] (torrone). É possível encontrar até 80 variedades desse doce. Ele é tão popular que a rede de supermercados espanhola Mercadona já chegou a vender 24 mil doces por dia em um único mês, em 2016, após lançar um novo sabor: chocolate com mel e amendoim frito.

Na Itália, as famílias se dividem quando se trata de escolher entre panettone [pronúncia: panetone] e pandoro [pronúncia: pandôro]. Geralmente ambos os bolos de frutas acabam na mesa.


Celebrando com amigos:
Holanda, França, Suécia e Alemanha

Nos gourmetten [pronúncia: gurrrrmétên] da Holanda, todos preparam seu próprio prato em uma chapa quente colocada na mesa. Enquanto na Suíça, convidados apreciam fondue bourguignonne [pronúncia: fondji burguinhon] – fatias finas de carne mergulhadas em molhos béarnaise e tártaro.

Os franceses também celebram de uma maneira tradicionalmente sofisticada: a fête française [pronúncia: fét francési] inclui gulodices como coquilles Saint-Jacques [pronúncia: coquí sã ják] (vieiras com ervas e queijo), foie gras [pronúncia: fuá grá] (fígado de ganso ou pato), ostras, lagosta, lagostins e uma variedade de sobremesas, sendo o bûche de Noël [pronúncia: buch de noél] (bolo recheado com chocolate) a sobremesa mais querida.

Na Suécia e na Alemanha, todos adoram vinho quente  – glögg [pronúncia sueca: glôog] e Glühwein [pronúncia alemã: gluu-váin]. Já os dinamarqueses, vão de schnapps [pronúncia: chnáps] (aguardente).


Sobre a Babbel

Babbel é o aplicativo de idiomas mais eficaz do mundo. A empresa foi criada há 10 anos na capital da Alemanha e atualmente oferece cursos de 14 idiomas: inglês, alemão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano, norueguês, polonês, russo, sueco, turco e português brasileiro. 500 profissionais de 45 nacionalidades trabalham na sede, em Berlim, e no escritório de Nova York. Só a equipe didática conta com mais de 150 linguistas e educadores que criam e atualizam continuamente o conteúdo das lições. Ano passado, a Babbel foi considerada a empresa de educação mais inovadora do mundo.

 

Foto Destaque: Banco de imagens
Foto Destaque – Legenda: Pratos europeus de Natal

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens