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Ferramentas de diferenciação de serviços no restaurante

por | jul 2, 2017 | Administração, Áreas, Colunistas

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Em meio a competitividade do mercado é imprescindível a empresa buscar formas de se diferenciar dos demais concorrentes. Desta forma deve-se compreender o que é realmente diferenciação e como pode gerar resultados para nossos restaurantes.

Segundo Porter (1990. p.111).

“Uma empresa diferencia-se da concorrência quando oferece alguma coisa singular valiosa para os compradores além de simplesmente oferecer um preço baixo. A diferenciação permite que a empresa peça um preço prêmio, venda um maior volume do produto por determinado preço ou obtenha benefícios equivalentes, como uma maior lealdade do comprador durante quedas cíclicas e sazonais”.

Desta forma buscar formas de gerar diferenciação constitui-se uma forma de aumentar a lucratividade da empresa. É importante neste caso compreender que apesar de todos os serviços da empresa serem diferentes, uma empresa é diferenciada quando oferece ao clientes algo que seja relevante. As principais formas de diferenciar um serviço são:

Oferta: Perceber quais são os desejos e as necessidades dos clientes e oferecer serviços que superem suas expectativas, e facilitar o acesso do cliente aos serviços.

Ex: já é comum em muitos restaurantes a existência de pesquisas de satisfação de clientela que permitem acompanhar a aceitação dos clientes pelos diversos produtos e serviços do restaurante, e dão aos gestores do restaurante subsídios para tomada de decisões acerca de produtos e serviços.

Entrega: Buscar formas de encantar os clientes na hora de “consumir” os serviços, aonde o momento da entrega se torne algo mágico e que marque e diferencie o momento.

Ex: bares temáticos, atendentes artistas (garçons cantores).

Imagem: Agregar a imagem da empresa como elemento de prestígio, que valorize os serviços aos olhos do cliente e se torne um fator de decisão de compra.

Ex: usar e abusar de nossa marca em todas as oportunidade e elementos de comunicação de nossa empresa (uniformes, pratos, guardanapos, mesas, muros, fachadas, embalagens para entrega, etc).

OBS: Devemos pensar nisso ao buscarmos realizar qualquer atividade de venda e divulgação para os clientes de nosso restaurante!


Jonatas Mascarenhas

JONATAS MASCARENHAS

Proprietário da empresa Academia do Sabor, maitre; chefe de bar; instrutor; palestrante, organizador e consultor para restaurantes, hotéis, bares e similares. Cel: (15) 99676-1656.

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