» Início » Receitas » Doces » Receita: Bolo de Fubá Cremoso

Receita: Bolo de Fubá Cremoso

por | jun 14, 2017 | Cozinhas, Doces, Receitas, Rural

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Especial Bolo de Fubá Cremoso

Insumos

– 4 Ovos;
– 4 xícaras de Leite Integral;
– 3 xícaras de Açúcar;
– 2 colheres (sopa) de Farinha de Trigo;
– 1 1/2 xícaras de Fubá;
– 2 colheres (sopa) de Manteiga ou Margarina;
– 100gr de Queijo Parmesão ralado;
– 1 colher (sopa) de Fermento em Pó.

Modo de Preparo

1 – Para fazer o Bolo de Fubá Cremoso, coloque tudo no liquidificador e bata bem alguns segundos. Coloque em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e asse, em forno preaquecido, por 30 a 40 minutos.

2 – Quando der o tempo, verifique se ele está corado. Se não estiver, deixe mais alguns minutos no forno. Ele fica mesmo um pouco mole, por isso não estranhe.

3 – De preferência, sirva frio.

História

A origem do Bolo de Fubá remonta ao período Colonial, quando o consumo do trigo não era muito difundido no Brasil. Dessa maneira, as receitas de bolos de milho, em geral, se espalharam rapidamente pelo nordeste e sudeste do país, onde se concentrava a maioria da população do Brasil Colônia.

Neste período, no entanto, o bolo de fubá não era nem um pouco cremoso, porque a massa não levava queijo. A produção e o consumo de laticínios no Brasil só intensificou e popularizou, a partir do final do século XIX. Não é possível datar ao certo quando o Bolo de Fubá Cremoso surgiu, mas alguns historiadores acreditam que isso tenha ocorrido nas fazendas mineiras, no início do século XX, no auge da produção leiteira no Estado. Ele tem relação direta com a popularização do liquidificador no Brasil, a partir dos anos 60.

Nas décadas seguintes, a receita se espalhou, principalmente, pelo interior de Minas e São Paulo. Muitas releituras populares surgiram e hoje encontramos não somente receitas tradicionais de Bolo de Fubá Cremoso, mas também, com coco ralado, leite de coco, leite condensado, entre outras. Patrocinado por Br Vapers

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens