Banner Teknisa

MasterChef tem sopa VGE, inspiração de Paul Bocuse

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

No episódio desta terça-feira, 13 de junho, os participantes do MasterChef terão que fazer uma sopa com massa folhada chamada VGE, na prova eliminatória. A sua origem vem desde 1975, pelo chef francês Paul Bocuse.

Paul serviu pela primeira vez a famosa “Soupe aux truffes” (que significa sopa de trufas) para um jantar presidencial no Palácio do Eliseu, em Paris (residência oficial do presidente da República Francesa). Desde então, a sopa foi servida no restaurante do Bocuse, perto de Lyon como “Soupe aux truffes VGE”, sendo que VGE significa as iniciais do ex-presidente da França Valéry Giscard d’Estaing.

A sopa é feita com caldo de carne, trufas negras, vinho branco, foie gras, cenoura, cebola, salsão, carne cortada em pedaços finíssimos, pitadas de sal marinho e pimenta do reino. O grande toque que define a sopa é a crosta de massa folhada que preserva o calor e os aromas. A iguaria custa em torno de  80 euros (cerca de R$ 280,00) no Auberge du Pont, na França.

Banner Espaçamento


Paul Bocuse

Nasceu na França, em 1926, em Collonges-au-Mont-d’Or, um vilarejo a 10 quilômetros ao norte de Lyon, que por sinal é onde reside atualmente. Ele é filho de Georges, nascido em 1901 e Irma Bocuse, em 1905, os dois são de famílias atuantes na gastronomia desde o século XVIII. Eles se casaram em 1925. O pai de Paul foi um grande trabalhador. Georges trabalhou em cozinhas alheias antes de assumir o estabelecimento do sogro junto à ponte, o chamado Auberge Du Pont de Collonges.

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =