» Início » Áreas » Administração » Não existe segredo algum para se tornar um bom Cozinheiro

Não existe segredo algum para se tornar um bom Cozinheiro

por | jun 6, 2017 | Administração, Áreas, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Mas você precisa entender que este mercado não é para qualquer um. E para descobrir se você se adaptará aos seus sonhos, não há mistério; você precisa entrar no mercado de trabalho antes de fazer qualquer investimento!

Um curso técnico de cozinha te dará as habilidades básicas para você entrar no mercado. Como um auxiliar de cozinha, ou até mesmo um cozinheiro. Uma vez inserido no mercado, aí sim você deve começar a se perguntar aonde quer chegar…

Abrir um restaurante? Chefiar uma cozinha? Ser um confeiteiro? Padeiro? Se tornar um pesquisador? Professor? Consultor? Há mil possibilidades, e para cada uma delas um caminho diferente à ser trilhado. Mas o início é o mesmo sempre… Ganhar experiência profissional.

Para qualquer área de atuação que escolher, somente a experiência do mercado te dará segurança para exercer as especificidades da gastronomia. E não há segredos nisso. Você precisa ter profundo conhecimento e segurança no que faz, humildade e inteligência para saber que sempre PRECISARÁ aprender. E entenda, você vai precisar saber LIDAR COM PESSOAS, de forma profissional, respeitosa e educada. Como quase todas as profissões do mundo, a gastronomia é composta por pessoas! Nunca se esqueça que a forma como você se coloca para o mundo é a forma como o mundo se colocará para você.

Uma vez sabendo para aonde você quer ir, os investimentos serão estratégias de crescimento e não simplesmente passos aleatórios em busca de respostas. Assim você não perde nem tempo e nem dinheiro (seu e das pessoas a sua volta).

Nem sempre a faculdade (que possui uma grande carga horária em gestão de negócios), por exemplo, é o caminho para aquele cozinheiro principiante… Ganhe tempo de cozinha, trabalhe ao lado de grandes cozinheiros (e acredite em mim, grande parte destes excepcionais profissionais não estão na capa da revista, e sim dentro de cozinhas de pequenos restaurantes – infelizmente sem muito reconhecimento).

Agora não se esqueça de sempre ter objetivos. Sempre ter um destino traçado. Caso contrário a rotina irá engolir seus sonhos. Se você tiver objetividade ao levantar da cama, um dia de trabalho será sempre um passo para o seu sucesso profissional.


Gustavo Guterman

GUSTAVO GUTERMAN

Graduado em Gastronomia no Centro de Formação Internacional Alain Ducasse e pós graduado em Segurança de Alimentos pelo SENAC SP.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens