» Início » Áreas » Administração » Você está ou é a crise?

Você está ou é a crise?

por | jun 5, 2017 | Administração, Áreas, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Vejo muitas pessoas falando em crise e em como isso afeta sua vida e como consultor na área de gastronomia fico meio desconfiado com certo dizeres que se tornam bordões no dia a dia dos empreendedores da área de bares e restaurantes. Não há dúvida que existe uma crise, aliás algumas crises acontecendo não só no Brasil como no mundo todo, porém alguns fatos devem ser analisados antes de colocar a culpa na crise e entregar os pontos:

1 – O único modo de se obter o necessário para viver é por meio da compra! No sistema capitalista aonde a grande maioria das pessoas não planta e não pratica escambo a única forma de conseguir o necessário para a subsistência é por meio da compra, portanto ainda que as pessoas tenham menos dinheiro elas vão consumir.

2 – Muitas empresas estão despreparadas para atender o cliente, e mesmo antes da crise já não tinham sua fidelidade, e agora que o cliente seleciona de forma mais rigorosa o que vai consumir as mesmas sofrem e perdem ainda mais clientes para aquelas que aproveitaram épocas de desenvolvimento econômico para se tornar mais competitivas.

3 – O cliente mudou, e você mudou também? O cliente de gastronomia mudou, aprendeu a consumir melhor e compra qualidade ao invés de quantidade, quer produtos melhores por preços justos. Já a maioria dos restaurantes oferece as mesmas coisas e muitas vezes com o pretexto da crise ainda diminui a qualidade dos produtos, acham que o cliente bobão não vai perceber! Será?

4 – Os concorrentes estão melhores e você? Uma nova safra de jovens empreendedores está chegando no mercado, eles são inovadores, estão conectados ao cliente atual, muitos têm formação e experiência na área, e você? Quanto você evoluiu nos últimos anos?

5 – A solução pode estar muito perto de você! Já faz muito tempo que Peter Senge, grande guru dos negócios e pai do pensamento sistêmico nos disse – “A única fonte sustentável de geração de diferencial está no ser Humano!”.

Ou seja, a única forma de melhorar a sua empresa é por meios de quem trabalha nela. Seus colaboradores podem ser uma fonte de melhoria continua constante se sentirem que seu trabalho vai ser reconhecido e que tem oportunidade de crescimento dentro da empresa.

Enfim, muito ainda pode ser dito no que diz respeito a crise e o impacto dela no mercado gastronômico e de restaurantes, porém devemos lembrar que no mar agitado enquanto alguns se afogam outros procuram grandes ondas pra surfar!

Qual desses você é?

Desista do pessimismo e acredite no potencial da sua empresa!


Jonatas Mascarenhas

JONATAS MASCARENHAS

Proprietário da empresa Academia do Sabor, maitre; chefe de bar; instrutor; palestrante, organizador e consultor para restaurantes, hotéis, bares e similares. Cel: (15) 99676-1656.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens