» Início » Cozinhas » Internacional » Culinária saborosa e diversificada da Austrália

Culinária saborosa e diversificada da Austrália

por | maio 11, 2017 | Cozinhas, Internacional, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A culinária australiana é muito diversificada devido à sua cultura que recebe influências de vários países diferentes, como a Inglaterra, Índia, Malásia, China, Japão, França e Grécia.

A culinária da Austrália se refere à cozinha da comunidade local e às indígenas precedentes. Os indígenas australianos têm ocupado o território da Austrália há aproximadamente 40 mil anos, durante o qual desenvolveram uma dieta especial. No período de colonização britânica, de 1788 a 1900, a culinária do país foi fortemente influenciada pela cozinha do Reino Unido. A carne de vaca, carneiro, e o trigo se tornaram parte da dieta nacional. Após a Segunda Guerra Mundial, o programa de migração diversificou a culinária australiana, particularmente pela influência de imigrantes do Mediterrâneo e do sudeste da Ásia. Os indianos trouxeram ao país o sabor dos temperos. A China, a mistura de legumes, carnes e refogados. A Tailândia e Malásia, o leite de coco e as ervas. A Inglaterra, França e Itália trouxeram respectivamente os assados cobertos por molho, manteiga, cremes e as massas.

Os pratos típicos que compõem a gastronomia da Austrália misturam ingredientes indígenas com coloniais. As comidas dos nativos, aborígenes que habitam a região há 40 ou 60 mil anos, comiam o que era proveniente de coleta e caça. No início do século 21 a culinária da Austrália se modificou novamente. Assim como aconteceu em outros países, sua gastronomia tornou-se globalizada. Comidas orgânicas passaram a ser mais valorizadas, e o interesse por alimentos nativos aumentou. No entanto, evidentemente, a base da alimentação australiana continua inglesa, com carne assada, tortas de carne e peixe com fritas, por exemplo.

Cada região tem as suas próprias especialidades: ostras, mel e cordeiro em Novas Gales do Sul; azeite no sul da Austrália; salmão na Tasmânia; laticínios em Victoria; frutas em Queensland; e queijos na Austrália ocidental. O churrasco também é bastante apreciado no país.

Devido à grande diversidade de imigrantes, as principais cozinhas do mundo são facilmente encontradas na Austrália, em especial nas grandes cidades que oferecem muitas opções de restaurantes. Há estabelecimentos formais, bistrôs, cafés e bares para todos os orçamentos e gostos. Fora dos grandes centros, alguns dos melhores restaurantes podem ser encontrados nas regiões vinícolas. A cerveja da Austrália também é de ótima qualidade. Existem pelo menos 22 tipos diferentes de cervejas produzidas no país. Victoria Bitter, Tooheys e Carlton são algumas das mais populares.

Os vinhos australianos também estão entre os melhores do Novo Mundo que incluí basicamente América, África e Oceania. Existem vinhos de boa qualidade vendidos a preços bem acessíveis no mercado interno. Na Austrália, as bebidas alcoólicas só podem ser comercializadas em bares, restaurantes e lojas especializadas em venda de bebidas, além de parques e outros locais de entretenimento, mas estes somente em dias de eventos especiais.

Fonte: https://portuguese.cri.cn/693/2017/05/11/263s231463.htm
Foto: Divulgação

1 Comentário

  1. Bastante diversificada mesmo, vale a pena incluir uma rota gastronômica quando viajar para a Austrália!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens