Os Baristas e suas técnicas inovadoras

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

O Barista, que vem do italiano “Baristi” e tem o sentido de “atendente de bar” é o profissional especializado tecnicamente em cafés e seus derivados. Ele é o especialista por transformar cafés em bebidas singulares que atendam o perfil do consumidor. Sendo assim ele precisa ter um profundo conhecimento de café, que envolve toda a sua história e tipos, características do grão, processos de plantio, colheita, torra e moagem e também detalhes sobre a extração da bebida. Ele é o responsável por preparar e servir cafés, sejam comuns, expressos ou especiais. Responsável também por preparar drinques especiais, combinando o café com licores, bebidas alcoólicas, cremes, etc. Muitas vezes, é o responsável também em criar o cardápio de cafés em restaurantes e lugares especializados.

A profissão aqui no Brasil ainda não é muito difundida em comparação ao exterior, mas ela é de suma importância, pois o barista tem um grande mercado potencial como: restaurantes, cafeterias, bares, hotéis, casas de cafés, entre outros estabelecimentos. Ele está sendo cada vez mais requisitado pelo mercado, até que em São Paulo já existe o Dia do Barista, que é comemorado na mesma data em que comemoramos o Dia Nacional do Café, em 24 de maio.

Para se tornar um barista é preciso ter sensibilidade, gosto pela culinária, flexibilidade, auto-confiança, dinamismo, responsabilidade, facilidade de lidar com as pessoas, entre outras características. É necessário também que o profissional tenha realizado um curso de formação ou capacitação de baristas, que é oferecido por alguns profissionais do ramo ou até mesmo instituições de ensino.

Banner Espaçamento


Técnicas

Para diferenciar, muitos baristas utilizam técnicas para impressionar seus clientes. Quem não gostaria de começar o dia com um café personalizado, que por si só encanta de olhar? Rostos, flores, corações, enfim, desenhos que podem ser feitos sobre a bebida. São duas as técnicas utilizadas para esse tipo de arte:

  • Free pour ou pouring: Quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara;
  • Sketching ou grafismo: Que usa calda e palitos para os desenhos.
Os Baristas e suas técnicas inovadoras
5 (100%) 2 vote[s]
Banner Itu.com.br

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

3 comentários em “Os Baristas e suas técnicas inovadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *