McCain: conheça 7 mitos & verdades sobre as batatas pré-fritas congeladas

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

Queridinha de consumidores de todas as idades, as batatas fritas têm tantos fãs que existe até um museu em Bruxelas dedicado a elas. Porém, enquanto é uma grande paixão para muitos, há ainda quem as tenha como vilãs, sobretudo quando se trata das pré-fritas congeladas. Para esclarecer os principais diferenciais dessa iguaria, preparamos a lista abaixo com mitos e verdades sobre o processo de fabricação, o modo de preparo adequado e o consumo dessas delícias:

MONTE SUA NHOQUERIA - CONFIRA MAIS DETALHES!400 RECEITAS FIT COM CARDÁPIOS - SAIBA MAIS!APRENDA A FAZER MASSAS FRESCAS COM TÉCNICAS DE CONGELAMENTO!
Banner Espaçamento

1 – As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais

Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação. Essa padronização facilita também o momento do preparo final, garantindo que todas as batatas fiquem prontas ao mesmo tempo, sem o risco de algumas queimarem, enquanto outras ficam cruas.


2 – Quem busca uma dieta equilibrada não deve consumir esse tipo de batata

Mito. Basta ter moderação na frequência de consumo e no tamanho das porções de qualquer alimento ingerido para ter equilíbrio na dieta. Preparar um prato equilibrado com diversidade de nutrientes, legumes, verduras e proteínas, também conta pontos para manter a dieta em dia e deixar a batata frita compor uma refeição sem pesar na balança e na consciência.


3 – Mesmo as batatas congeladas feitas ao forno são pré-fritas

Verdade. Todas as batatas fritas preparadas com congelamento prévio passam por um processo rápido de fritura anterior que facilita o preparo na casa dos consumidores. A dupla fritura é inclusive um método usado por grandes chefs para manter uma crocância superior. E não significa que essas sejam menos saudáveis do que as batatas preparadas em casa. Inclusive, o processo rápido e com imersão completa em óleo chega absorver menos gorduras que muitas frituras caseiras, que levam mais tempo de imersão incompleta no óleo.


4 – As batatas congeladas possuem conservantes

Parcialmente verdade. A maioria das versões no mercado não possuem. “O processo de pré-fritura a 175ºC com o posterior congelamento em baixíssimas temperaturas é o que conserva nossas batatas por 18 a 24 meses antes do consumo final. Nossos produtos conseguem ser 100% batata e não levam nenhum conservante por isso”, diz Priscila Macedo, Gerente de Qualidade da McCain Brasil. O importante aqui é ficar de olho nos rótulos e escolher produtos de qualidade.


5 – As batatas devem ser descongeladas antes de irem ao forno

Mito. As batatas congeladas devem ir do freezer direto para o forno, quando este é o modo de preparo indicado, para evitar que percam a consistência. “Nosso portfólio McCain Ao Forno é fabricado seguindo um processo especial que garante crocância e sabor mesmo em um modo de preparo sem fritura, adicionando também praticidade para o consumo em casa”, diz Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.


6 – Batatas congeladas perdem o sabor natural

Mito. Se a qualidade do alimento é observada desde o seu plantio, com a atuação de especialistas que cuidam do solo até o armazenamento do produto, aliando tecnologias que favoreçam o processo, é possível manter o alimento naturalmente gostoso mesmo após o seu congelamento.


7 – Batatas congeladas têm prazo de validade

Verdade. Em média, produtos congelados duram de 18 a 24 meses no freezer, mantidos a -18ºC de temperatura. Verificar um prazo de validade válido antes de consumir e manter o armazenamento correto garantem um produto de qualidade de acordo com os padrões de cada fabricante.

McCain: conheça 7 mitos & verdades sobre as batatas pré-fritas congeladas
5 (100%) 1 vote
Banner Itu.com.br

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *