» Início » Cozinhas » Brasileira » Receita: Coxinha de Carne Louca

Receita: Coxinha de Carne Louca

por | dez 7, 2018 | Brasileira, Cozinhas, Receitas, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Insumos

Recheio

– 1kg de Lagarto em cubos grandes;
– 1 folha de Louro grosseiramente picada;
– 2 dentes de Alho picados;
– ½ colher (chá) de Cominho moído;
– 4 Tomates maduros em cubos grandes;
– 4 colheres (sopa) de Azeite;
– 1 Cebola grande em cubos pequenos;
– 1 Pimentão Vermelho em cubos pequenos;
– 1 Pimentão Amarelo em cubos pequenos;
– 4 colheres (sopa) de Vinagre;
– ½ lata de extrato de Tomate (70gr);
– Q.B.* de Sal;
– Q.B. de Pimenta-do-reino.

*Quanto bastar

Massa

– 3 Batatas médias (500gr);
– 150gr de Manteiga com sal;
– 5 xícaras de Farinha de Trigo;
– 1 colher (sopa) de Sal.

Montagem

– 250gr Requeijão Cremoso;
– 5 claras de Ovo;
– 3 xícaras de Farinha de Rosca;
– Q.B. de Óleo para fritar.


Modo de Preparo

1 – Para fazer a Coxinha de Carne Louca, comece pelo recheio: tempere o lagarto com o louro, o alho, o cominho e o sal. Acrescente os tomates, 3 colheres (sopa) do azeite e 4 xícaras de água (800ml). Cozinhe na panela de pressão, em fogo médio, por 40 minutos contados a partir do início da pressão.

2 – Refogue a cebola e os pimentões no restante do azeite. Quando a panela de pressão já estiver fria, abra-a com cuidado e misture a cebola, os pimentões, o vinagre e o extrato de tomate à carne.

3 – Se o caldo tiver secado, adicione de 1 a 2 xícaras de água (400ml) e deixe cozinhar por mais vinte minutos. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Reserve para que esfrie.

4 – Enquanto o recheio esfria, prepare a massa: lave bem as batatas e cozinhe-as em 4 litros de água temperada com sal, até que, espetando um garfo, elas estejam macias. Retire as batatas e reserve a água quente. Esprema as batatas com um espremedor, fazendo um purê. Em outra panela, coloque o purê, 5 xícaras da água quente do cozimento (caso haja pouca água, complete com água fria) e a manteiga. Mexa constantemente e, quando ferver, coloque a farinha de uma só vez. Mexa vigorosamente até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo e das laterais da panela.

5 – Retire do fogo e despeje sobre uma superfície limpa e seca. Deixe amornar e sove até que esfrie completamente.


Montagem

1 – Porcione a massa em 65 bolinhas (cerca de 30gr cada). Modele as bolinhas e abra-as com os dedos, formando copinhos (posicione o dedo indicador no centro de cada bolinha e pressione levemente, girando-a).

2 – Repita o processo com todas as porções e recheie com a carne louca, pressionando delicadamente o recheio contra as “paredes” da coxinha, para deixar um espaço no centro para o requeijão. Finalize com o requeijão ainda gelado, fazendo um corte pequeno em uma das pontas da embalagem e pressionando-a para preencher a cavidade. Una as bordas das coxinhas, fazendo o acabamento no formato de um bico.

3 – Passe-as nas claras e, em seguida, na farinha de rosca.

4 – Aqueça o óleo e frite as coxinhas aos poucos, até que estejam douradas. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrerem em um prato forrado com papel-toalha. Sirva a seguir, ainda quentes.


Sobre a Tirolez

Fundada há 38 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.500 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul). Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado artesanal e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 40 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil. Site: www.tirolez.com.br.

1 Comentário

  1. Gosto de receber receitas, e fazelas para desgutar

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens