» Início » Técnicas » Dietéticas » Festa Junina engorda?

Festa Junina engorda?

por | jun 8, 2018 | Colunistas, Dietéticas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Empadão, pinhão, milho cozido, pamonha, pipoca, doce de abóbora… Como não se desesperar em meio a tantas iguarias deliciosas nesse período gostoso do ano? Realmente muitas pessoas que estão em fase de emagrecimento ficam na preocupação de fracassarem na dieta em festas comemorativas. Apesar das receitas consumidas nessa tradição serem mais calóricas, é importante que você saiba que NADA engorda e NADA emagrece de forma isolada!

O excesso de peso adquirido por uma alta ingestão calórica que ultrapassa as necessidades energéticas de um indivíduo acontece em um longo período de descontrole alimentar e não em ocasiões esporádicas.

Vale salientar que o alto consumo de alimentos processados, sódio, gordura, açúcar e corantes contribuem para uma retenção líquida de forma pontual, por isso muitas vezes algumas pessoas podem se sentir mais inchadas opôs a ingestão de grandes volumes desses alimentos, nesse caso, uma ótima opção seria o chá de hibisco, chá verde, chá de cavalinha entre outros, pois estes são diuréticos e contribuem para eliminação de líquidos.

Para quem está em dieta de emagrecimento e quiser manter a linha nesse período, aposte nas opções de alimentos ricos em proteína combinados com uma fonte de carboidrato complexo (carne seca com cuscuz, empada integral de frango, ovo de codorna com pinhão, amendoim com milho cozido…).

Coma de tudo mas não tudo, tenha equilíbrio e lembre-se: não faça da sua exceção uma regra!

Para quem gosta de receitas saudáveis, papel e caneta na mão que aqui vai uma de um Bolo de Fubá Simples e Saudável:

Ingredientes

4 ovos (claras em neve)
2 xícaras de chá de fubá mimoso
2 xícaras de leite (pode ser o que você preferir)
1 xícara de adoçante
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 col. sopa de erva doce
1 col. sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Separe as claras das gemas e bata as claras em neve em ponto firme, reserve. Coloque em uma panela o fubá com o leite, o azeite, o adoçante e a erva-doce, misture tudo muito bem com o fogo desligado, depois que sumir todos os grumos, leve para ferver em fogo médio até engrossar igual mingau. Acrescente as gemas uma a uma e mexa bem com cuidado para não cozinhá-las com a temperatura do fubá. Acrescente as claras em neve, mexa bem devagar para não perder o ar. Por último adicione o fermento em pó, leve para assar no forno preaquecido a 180°C em uma forma com furo no meio por aproximadamente 40 minutos e pronto!

*receita retirada do canal Emagreceitas

Leia mais: A Gastronomia por trás das Festas Juninas e Julinas


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

1 Comentário

  1. Adorei seu site. Simplesmente show! Obrigado por compartilhar. Abraço e muito sucesso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens