Banner Teknisa

Gastronomia em São Bernardo do Campo

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

» Tudo Sobre Gastronomia

Banner Espaçamento

10 comidas típicas de São Bernardo do Campo

O município de São Bernardo do Campo está localizado no Estado de São Paulo, na Mesorregião Metropolitana da capital. Além disso, a cidade é muito conhecida por ter sido o berço da indústria automobilística do Brasil, o que sustenta sua economia até os dias atuais, juntamente com o setor de serviços.

No quesito “turismo”, São Bernardo é o lugar ideal para todo tipo de pessoa, especialmente aquelas que gostam de lazer e cultura, afinal, a cidade conta com 6 bibliotecas centrais e mais 40 pontos de leitura. Outro atrativo é o Parque Municipal Estoril Virgílio Simionato, que possui pedalinhos, teleférico e zoológico. No entanto, o que atrai a atenção dos visitantes são, principalmente, os pratos típicos da cidade.

A cidade é conhecida por contar com alguns dos melhores produtores de vinhos da região. Por isso, caso você decida viajar para São Bernardo do Campo, aproveite para experimentar os bons vinhos que são produzidos na região. Entre as bebidas comuns que são produzidas na cidade, existem alguns licores bem saborosos que valem a pena experimentar. A cidade também é grande produtora de algumas boas cachaças, dito isso, não deixe de provar o que é produzido localmente. São produtos de qualidade e que valem muito a pena serem experimentados.

Confira a nossa lista com dez comidas típicas de São Bernardo do Campo!


1 – Frango com Polenta

O frango com polenta tem feito muito sucesso nos últimos tempos. Tanto os visitantes quanto os moradores da cidade se encantam cada vez mais com o prato, que faz parte da gastronomia em São Bernardo do Campo. Um dos estabelecimentos mais tradicionais de São Bernardo que tem o prato, é o Restaurante Capassi, um dos símbolos da Rota do Frango com Polenta, que foi inaugurado em 1973.


2 – Sanduíche de Mortadela

O famoso sanduíche de mortadela pode ser encontrado em praticamente todas as padarias e bares da cidade. Ele é formado por um pão recheado com muitas fatias de mortadela, tornando o lanche enorme e equivalente a uma grande refeição.


3 – Picadinho de Carne

Com um sabor super marcante e que agrada a maioria dos paladares, o picadinho de carne não poderia ficar de fora dessa lista. Por mais que seja uma comida de fácil preparo, ela consegue surpreender a todos que a provam. O picadinho pode ser encontrado em muitos restaurantes por toda São Bernardo, desde os mais simples até os mais luxuosos.


4 – Coxinha

A coxinha é um salgado apreciado no Brasil inteiro, dificilmente alguém não gosta. No entanto, as coxinhas são famosas na gastronomia em São Bernardo do Campo, por serem extremamente cremosas por dentro e crocantes por fora, o que diferencia um pouco das encontradas em outras partes do País.


5 – Pizza

A pizza é um dos principais pratos para o jantar na cidade. Por mais que a receita original não seja sequer brasileira, a cidade de São Bernardo conseguiu torná-la ainda melhor, com massas de todas as espessuras e misturas de sabores únicos.

Leia mais: Pizza: uma deliciosa paixão nacional


6 – Cambuci

A fruta Cambuci é tão importante para São Bernardo do Campo que a Prefeitura Municipal decidiu promover o Festival do Cambuci. O festival tem como foco promover a alimentação saudável e expandir o potencial gastronômico do fruto, ainda não tão conhecido nas outras partes do País.


7 – Comida Japonesa

Atualmente, a comida japonesa está em alta na região. Em toda a cidade é possível encontrar temakis excelentes, com pratos que vão muito além de um simples sushi. O restaurante Sr. Temaki tem feito sucesso na cidade. Além de um cardápio super variado e saboroso, o restaurante oferece serviço de delivery, entregando nas casas e hotéis de toda a região.


8 – Virado à Paulista

Na capital o virado à paulista é facilmente encontrado na maioria dos restaurantes, e em São Bernardo do Campo também é muito apreciado e consumido. Vale muito a pena experimentar o prato no Hocca Bar e no Restaurante Chabocão.

Leia mais: Receita: Virado à Paulista


9 – Hambúrguer

Na gastronomia em São Bernardo do Campo você encontra diversas hamburguerias. E uma que é bastante recomendada é a V8 Burger & Beer, que possui muitas avaliações positivas no TripAdvisor.


10 – Churrasco

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de colocar na lista o churrasco. Em São Bernardo há diversas churrascarias que fazem parte dos são-bernardenses e também dos visitantes da cidade. Uma churrascaria que recomendamos é a Varandão, que está funcionando há mais de 35 anos.


Notícias publicadas de São Bernardo do Campo

» Clique aqui para acessar a lista completa com todas as notícias publicadas de São Bernardo do Campo no portal!