Banner Teknisa

Gastronomia em Mogi das Cruzes

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

» Tudo Sobre Gastronomia

Banner Espaçamento

10 comidas típicas de Mogi das Cruzes

A cidade de Mogi das Cruzes se localiza na região metropolitana de São Paulo. É uma cidade histórica, por este fato possui diversos pontos turísticos de grande importância. Principalmente sobre os bandeirantes e a gastronomia local, marcada por diversas comidas típicas que compõem a gastronomia em Mogi das Cruzes.

Além do mais, é muito conhecida por acolher diversos povos, principalmente japoneses. Desse modo, é considerada uma ótima cidade para os apreciadores de história e antiguidade. Pois, na cidade existem alguns museus que ilustram toda a história de como foi fundada a cidade e outros aspectos históricos.

Os mogianos apreciam muitas bebidas. Principalmente o vinho quente e rosa-sol, proveniente de cachaça, cravo, canela, limão e algumas especiarias.

Confira a nossa lista com dez comidas típicas que compõem a gastronomia em Mogi das Cruzes!


1 – Bife Esquisito

A receita é uma criação de um restaurante muito tradicional de Mogi, que recebe o nome do prato, fundado por japoneses. Além disso, o bife esquisito é o prato principal servido no restaurante com o mesmo nome. Trata-se de um bife de filé-mignon à parmegiana com ovo por cima, acompanhado de batata chips.


2 – Tortinho

É um bolinho de origem caipira, no qual, composto de carne moída refogada, farinha de mandioca e farinha de milho branca. Ademais, é muito presente na cultura dos moradores de Mogi, principalmente nas quermesses. O mesmo recebe o nome de tortinho por conta do seu formato de meia lua.


3 – Afogado

É um prato muito apreciado nas festas de sábados e domingos de pentecostes, uma festa religiosa da região. Desse modo, o prato é servido a população de forma gratuita para todas as pessoas que são devotas. Tal ação, simboliza uma fartura da festa. O mesmo, é um ensopado de carne e batata.


4 – Sukiyaki

Um prato muito visto na culinária da cidade, principalmente em feiras noturnas. Logo, de origem japonesa, está muito presente na cultura dos moradores por consequência do grande número de habitantes japoneses no município.


5 – Yakissoba

A cultura oriental já está bem enraizada no dia a dia dos moradores de Mogi das Cruzes. Desse modo, os pratos japoneses estão sempre presente nas feiras e em grandes eventos da cidade. Além de ser muito procurado pelos mogianos é muito apreciado também por turistas.


6 – Doces Cristalizados

A receita principal de Mogi é totalmente criada pelos moradores do município. Você encontra doces cristalizados de batata, laranja, abóbora e etc. Ainda, cerca de 80% dos boxes presentes no mercado municipal possuem o famoso doce.


7 – Churrasco dos Sete Dons

Na Festa do Divino Espírito Santo não pode faltar o churrasco mais famoso da quermesse. Mas atenção, não é um churrasco normal, pois é composto por sete elementos (óleo, especiarias, água, sal, salsinha, cebolinha e cebola. Ademais, é grelhado na chapa e servido dentro do pão francês.


8 – Pipoca com Queijo

A pipoca é um prato muito comum para os brasileiros, mas pipoca com queijo você encontra apenas em Mogi das Cruzes. Ademais, a pipoca com queijo possui outro acompanhamento, sendo o amendoim torrado. Outro fator importante é que na cidade é muito difícil encontrar pipoca salgada para vender em carrinhos.


9 – Buraco Quente

Nas festas mogianas não pode faltar o buraco quente, um lanche composto por carne moída, bacon, cebola e tomate. Ademais, todo este recheio vai dentro de um pão francês sem miolo.


10 – Pizza

Um prato importante e muito presente na culinária de Mogi das Cruzes, principalmente no período noturno.

Leia mais: Pizza: uma deliciosa paixão nacional


Notícias publicadas de Mogi das Cruzes

» Clique aqui para acessar a lista completa com todas as notícias publicadas de Mogi das Cruzes no portal!