» Início » Destaques » Dia Internacional da Pizza: Projetos de fornos para a pizza perfeita

Dia Internacional da Pizza: Projetos de fornos para a pizza perfeita

por | jul 5, 2024 | Datas Comemorativas, Destaques

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

No dia 10 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Pizza, um dos pratos mais amados e consumidos em todo o mundo. A pizza é original da Itália e tornou-se um símbolo da culinária do país. Existem diversas opções de sabores, de salgadas a doces, com bordas recheadas ou sem recheio, massa fina ou grossa, ou seja, para todos os gostos. Para celebrar essa data especial, é importante destacar a relevância dos fornos na preparação da pizza. Com diferentes projetos e tecnologias, os fornos desempenham um papel fundamental na massa crocante, do queijo derretido e dos ingredientes combinados que fazem da pizza uma verdadeira delícia.

Dia Internacional da Pizza

Créditos: iStock

Tipos de fornos ideais

De acordo com Núria Santos, CEO da Tijoleste, o forno a lenha é o mais tradicional nas pizzarias, no entanto, existem opções de fornos a gás, elétrico e de ferro fundido. “A característica mais importante de um forno ideal é uma chaminé que funcione corretamente, garantindo que a fumaça saia e o fogo aqueça o suficiente. Se não estiver em bom funcionamento, a fumaça pode voltar para o ambiente e a pizza não assa corretamente”, relata.

Tendências para fornos rústicos

Com relação às tendências, o tijolo à vista é uma opção muito popular, pois confere um aspecto rústico e colonial ao forno, explica a especialista. “Além disso, uma tendência que está em alta é fazer pizza dentro da churrasqueira, utilizando um kit específico com pedra refratária, pá de pizza e abafador. O fogo é feito com carvão e coloca-se dois ou três pedaços de lenha para que a fumaça dê sabor ao alimento. O uso do carvão é importantíssimo, já que se fizer fogo somente com a lenha, a chance de você trincar a churrasqueira é alta”.

Vantagens e desvantagens dos fornos

Cada tipo de forno utilizado possui suas vantagens e desvantagens. Núria alega que o forno a lenha, por exemplo, deixa a pizza com um sabor diferenciado, mas requer cuidados especiais, como não lavar com água e evitar choques térmicos. Já os fornos a gás e elétricos são mais práticos e fáceis de usar, mas podem não proporcionar o mesmo sabor característico da pizza assada em forno a lenha.

Valorize os fornos adequados

No Dia Internacional da Pizza, é importante valorizar não apenas os sabores e combinações deliciosas desse prato, mas também os fornos que desempenham um papel fundamental na sua preparação. Seja um forno a lenha tradicional, a gás ou elétrico, ou até mesmo uma churrasqueira, o importante é ter um equipamento adequado para assar a pizza perfeita!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens