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O poder da alimentação na prática esportiva

por | jun 4, 2024 | Destaques Parceiros

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A alimentação desempenha um papel crucial no desempenho esportivo de profissionais e amadores. O corpo é uma máquina complexa e a qualidade do “combustível” que entra para manter o mecanismo físico e mental ativo tem se mostrado cada vez mais determinante nas disputadas esportivas.

Uma nutrição adequada não apenas fornece a energia necessária para a prática esportiva, mas também auxilia na recuperação, previne lesões e otimiza o desempenho. Existem diversos exemplos de atletas que mudaram suas dietas e constataram uma melhora considerável nos resultados.

Um dos maiores exemplos dessa transformação que acontece de dentro para fora pode ser visto na carreira de Novak Djokovic, o maior vencedor de Grand Slam da história — são 24 títulos na conta do sérvio. Porém, até 2010, Djoko só tinha vencido um torneio principal e enfrentava um desgaste intenso durante a partida e algumas lesões. Após uma visita ao médico, ele foi diagnosticado como intolerante ao glúten e aderiu a uma dieta restrita. O resultado? No fim de 2011, o tenista tinha vencido três dos quatro Masters da temporada.

A seguir, vamos explorar a importância da alimentação em diversas modalidades. Confira:

Fome de gol

Vivemos na era do “Futebol Moderno”, uma evolução da modalidade que diminuiu a importância da técnica, que ainda está presente, e começou a valorizar a tática e o vigor físico dos jogadores, que deixaram de ser apenas “boleiros” para se tornarem verdadeiros atletas. A cada partida, cada jogador percorre em média 10 km, por exemplo.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para os jogadores de futebol. É recomendável que sua dieta seja rica em alimentos como arroz, massas, pães integrais e frutas. Proteínas de alta qualidade, provenientes de carnes magras, peixes, ovos e leguminosas são essenciais para a recuperação muscular e a construção de massa magra. Além disso, gorduras saudáveis, encontradas em alimentos como abacate, nozes e azeite de oliva, ajudam a fornecer energia de longa duração e a manter a saúde geral.

Raquete numa mão, dieta na outra

Já contamos como Djokovic conseguiu encontrar o caminho para entrar na história do tênis por meio de uma dieta equilibrada e que acompanhasse as necessidades do seu corpo. Agora, vamos conhecer as necessidades dos tenistas e como a alimentação pode potencializar o desempenho dos jogadores.

Assim como no futebol, os carboidratos também são a base da dieta de um tenista, fornecendo a energia necessária para os sprints e movimentos explosivos. As proteínas são importantes para a recuperação muscular após longos jogos e treinos intensos. Frutas, vegetais e grãos integrais fornecem vitaminas e minerais essenciais para a recuperação e a prevenção de lesões.

O tênis é um esporte segmentado, devido aos custos associados com a prática, não são todos os entusiastas da modalidade que podem se permitir jogar ativamente o esporte. Com isso, diversos jogos eletrônicos surgiram, os mais populares para celular, com a temática do jogo, colocando os usuários no papel de um tenista em busca das grandes glórias.

Mente e corpo em sintonia

A alimentação é fundamental e não só nas modalidades com esforço físico. O poker, um dos jogos de cartas mais populares que existem, e que se tornou um esporte da mente, título concedido pela IMSA (International Mind Sports Association) em 2010, demanda horas de concentração, foco e muitos cálculos para realizar a melhor ação a cada rodada. Por isso, uma alimentação focada para essa demanda é capaz de fazer o cérebro ser mais ágil e funcionar melhor.

Uma dieta rica em proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar a manter os níveis de energia estáveis e evitar picos de açúcar no sangue que podem levar à fadiga mental. Alimentos como ovos, peixes, nozes e abacate são recomendados. Carboidratos complexos, como os encontrados em grãos integrais e vegetais, fornecem energia de liberação lenta, essencial para sessões longas.

Devido a sua popularidade, o poker saltou dos cassinos e entrou nas casas como um jogo desafiante e divertido. Atualmente, a modalidade encontrou na internet um novo canal para se conectar com os seus entusiastas. Existem diversas plataformas especializadas que oferecem partidas e campeonatos, além de apresentar distintas variantes, a mais famosa delas o Texas Hold’em, fundamental para que o poker conquistasse a fama que tem nos dias de hoje.

No mundo online, o jogo apresenta o mesmo nível de desafio mental, com a constante análise dos movimentos dos adversários, os cálculos a cada nova carta que revela o dealer e, claro, a agilidade cognitiva que demanda o ambiente digital, muito mais veloz e dinâmica que as mesas físicas. Para manter o nível de atenção sempre alto, a alimentação tem um papel fundamental.

Independentemente do esporte, a alimentação desempenha um papel vital na vida de atletas e amadores. Desde o futebol ao tênis, que exigem alta resistência e força física, até o poker, que demanda intensa concentração mental, uma nutrição adequada pode ser a chave para um desempenho otimizado. Uma dieta equilibrada, combinada com uma hidratação adequada, não só melhora o desempenho, mas também contribui para a saúde geral e a longevidade da carreira esportiva.

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