» Início » Parceiros » Vida E Formação De Felipe Massa, Piloto De Fórmula 1

Vida E Formação De Felipe Massa, Piloto De Fórmula 1

por | maio 31, 2024 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Brasil é conhecido não apenas por seus magníficos jogadores de futebol, mas também por suas estrelas em outros esportes. Representantes da América Latina contam com conquistas no automobilismo que foram alcançadas por um dos mais famosos pilotos da Fórmula 1, Felipe Massa. Seus ancestrais incluíam sobretudo italianos, mas ele nasceu em 1981 em São Paulo. Felipe conta no seu histórico com:

  • 11 vitórias da equipe Ferrari;
  • Título de vice-campeão 2008;
  • Prêmio bronze conquistado em 2006.

Esse cara simples, que passou a infância em bairros comuns da cidade, conseguiu chamar a atenção da elite de um dos esportes mais caros.

Infância E Início Da Carreira No Automobilismo

Sua carreira começou ao volante de um kart comum, e o ídolo, do ainda muito jovem Massa, era o inimitável Ayrton Senna. Certa vez, um jovem fã do automobilismo conheceu pessoalmente o piloto mais famoso do século 20, mas este se recusou a lhe dar um autógrafo.

Os primeiros sucessos vieram alguns anos depois, quando Felipe mudou para carros de corrida para adultos, e as vitórias do jovem piloto chamaram a atenção de patrocinadores brasileiros. Já naquela época, ele era um dos favoritos para quem faz apostas esportivas, hoje esses fãs podem apostar no 1Win https://1winx.com.br. Uma carreira em rápido desenvolvimento se tornou o motivo da mudança para a Europa. Lá, Massa estava escalado para competir pela equipe Cram Competition, participante ativa da série Fórmula Renault 2000. A primeira temporada fora do Brasil resultou em vitórias em sete corridas.

A estreia na Fórmula 1 aconteceu sob os auspícios da montadora suíça Sauber. Em 2002, Massa foi piloto do Grande Prêmio da Austrália. Sua saída para a equipe Ferrari em 2003 durou pouco; um ano depois, Felipe voltou para a Sauber e lá permaneceu até o final de 2005.

Principais Corridas E Conquistas Na Fórmula 1

Porém, quando R. Barrichello deixou a Ferrari, F. Massa assumiu o seu lugar. Apesar de as primeiras atuações terem terminado em erros ou problemas técnicos, o sucesso não tardou a chegar e em 2006 registou sua primeira vitória no Grande Prémio da Turquia. Triunfo semelhante se repetiu no outono do mesmo ano, no Grande Prêmio do Brasil. Felipe se tornou o primeiro representante do Brasil depois de A. Senna a vencer dentro de suas muralhas.

Dois anos se passaram e Massa estava a um passo de vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1, porém, teve de se contentar apenas com o título de vice-campeão. O britânico Lewis Hamilton teve mais sucesso na última corrida, o que gerou muitas disputas que perduram até hoje.

Um trágico acidente aconteceu durante a corrida de qualificação para o Grande Prémio da Hungria em 2009. A mola do amortecedor do carro dirigido por R. Barrichello voou inesperadamente para o capacete de F. Massa. A força do impacto foi tão grande que o piloto perdeu a consciência e bateu em uma barreira protetora. Depois de ser levado ao hospital, se descobriu que ele tinha uma fratura no crânio e uma concussão. O acidente afetou seriamente a carreira do talentoso piloto. Após passar por uma cirurgia, ele voltou ao Brasil, mas a reabilitação mostrou que ele teria que passar por novas cirurgias.

O retorno ao trabalho foi demorado e Massa não demonstrou mais o desempenho anterior. Sua maior conquista no período de 2010 a 2017 foram apenas as sextas posições nos campeonatos de Fórmula 1 para a equipe Scuderia Ferrari.

Regime De Treinamento E Preparação Para Corrida

As altas velocidades são o principal fator que deve ser levado em consideração no treinamento de pilotos de Fórmula 1. O regime de treinamento de Felipe Massa incluiu toda uma gama de aulas, que levou em consideração tanto o treinamento físico geral quanto os exercícios que visam estimular a atividade cerebral. Afinal, os pilotos desta classe devem ter uma reação extremamente rápida ao que está acontecendo e ser extremamente resilientes.

Em média, a corrida dura de uma hora e meia a duas horas. Pode ocorrer tanto em calor extremo quanto em condições de alta umidade. Dado o impacto negativo destes fatores na fadiga, Massa preferiu atividades que visassem o fortalecimento dos sistemas cardiovascular e respiratório.

A Vida Após A Fórmula 1: Novos Começos E Interesses

Em 2023, o ex-piloto se tornou centro de mais um escândalo. Ele acredita que foi privado ilegalmente do título de campeão em 2008 e, naquela época, essa história parecia muito confusa para o espectador comum. Inicialmente foi Felipe Massa quem conquistou a vitória na corrida final, mas depois a decisão foi revertida. Segundo o famoso brasileiro, o resultado da corrida foi fraudado, o que se tornou um crime não só contra ele pessoalmente, mas também contra seu país e torcedores. Tendo reunido uma equipe de advogados de 6 países, Massa espera defender seu campeonato, custe o que custar.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens