» Início » Parceiros » Desenvolvimento Do Rugby No Brasil

Desenvolvimento Do Rugby No Brasil

por | maio 31, 2024 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Brasil não é apenas um país do futebol. Basquete, automobilismo e até rugby também estão se desenvolvendo ativamente aqui. Este último esporte teve origem na Inglaterra no século XIX. No Brasil, a primeira menção ao mesmo remonta a 1891, quando foi criada a primeira seleção brasileira de rugby, no Rio de Janeiro. O jogo ativo de rugby começou em 1895. O impulso para a popularização do esporte veio de Charles Miller, o mesmo responsável pelo desenvolvimento do futebol na cidade no São Paulo Sports Club (SPAC).

Agora, em muitos países você o rugby se tornou popular e em 2016 o esporte voltou aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas isso aconteceu no formato rugby de sete para homens e mulheres. O regresso do rugby ao nível mundial fez com que agora seja possível prever o resultado dos acontecimentos deste desporto na Brabet https://brabetx.com/app/. Em particular, você pode apostar não só na seleção brasileira, mas também em outras seleções.

História E Origens Do Rugby No País

O rugby surgiu no Brasil no século XIX. O historiador Paulo Varzes afirma que foi Charles Miller quem criou a primeira seleção brasileira do esporte. O primeiro Clube Brasileiro de Futebol Rugby foi fundado em 1891 e os jogos regulares começaram em 1925, no estádio Campo dos Ingleses. Depois disso, durante 15 anos, os times do Rio de Janeiro e de São Paulo jogaram principalmente entre si, mas, além disso, foram organizadas competições internacionais. Por exemplo, a seleção nacional jogou contra os britânicos em 1936. Durante a Segunda Guerra Mundial, esse esporte foi totalmente interrompido no país.

Em 1960, surgiu o clube de rugby Football Alliance, que incluía não só atletas brasileiros, mas também franceses, ingleses e argentinos. Um ano depois, surgiu um novo time de rugby, chamado São Paulo Rugby Football Club e em 1972Associação Brasileira de Rugby foi fundada.

Principais Times E Campeonatos

A seleção brasileira entrou no cenário internacional na década de 1950, depois disso, durante 20 anos, a equipe se reuniu com as seleções do Uruguai, Argentina e Chile. Em 1974, a equipe jogou com a segunda seleção francesa e perdeu visivelmente com o placar de 7:99. Até a década de 1990, a seleção brasileira de rugby jogava apenas com os vizinhos e o Paraguai. A sequência de vitórias mais impressionante foi de 7 partidas sem perder de 2000 a 2002. A grande maioria das partidas nos primeiros 10 anos do século 21 terminou com vitória da seleção brasileira.

Os eventos mais significativos da seleção brasileira de rugby incluem:

  • Primeiro jogo em 1950 com o placar Uruguai 8 a 6 Brasil;
  • Sua maior vitória ocorreu em 2006 com o placar da Costa Rica 0:95 Brasil;
  • A maior derrota aconteceu em 1993, com um placar de 114 a 3 da Argentina para o Brasil.

Neste momento, o país acolhe diversas competições em diversas categorias: adulto masculino e feminino, juvenil, universitário. As competições nacionais incluem o Campeonato Brasileiro e de Rugby, a Copa Tupi e outras.

Aspectos Técnicos Do Jogo E Treino

O rugby brasileiro é considerado um esporte centralizado, com a maioria das equipes treinando no Sudeste. O estado de São Paulo, em particular, possui o maior número de atletas praticantes, mas, acredita-se que hoje o treinamento de rugby é praticado em 26 estados do país e no Distrito Federal. Muitos estados têm ligas regionais e campeonatos estaduais, porém, o rugby não é considerado um esporte tão popular no Brasil quanto o automobilismo, o vôlei e outros.

Em 2013, havia 278 associações de rugby registradas. À primeira vista este número parece impressionante, mas considerando a população total do país é, na verdade, um número pequeno. Hoje o rugby não é representado como esporte nas universidades ou escolas, mas, ao mesmo tempo, os verdadeiros fãs continuam engajados, inclusive no Campeonato Brasileiro, que é realizado regularmente.

A Importância Do Rugby Para O Esporte Brasileiro

Hoje em dia o rugby é jogado no Brasil principalmente no nível amador. A principal competição anual é o Campeonato Brasileiro de Rugby. Agora sua divisão principal se chama “Super 16”, e a segunda se chama “Taka Tupi”. Um grande número de clubes brasileiros está localizado em São Paulo – principal estado onde são organizados torneios, dos quais participam mais de 10 clubes afiliados. O país é responsável por mais de 50% dos clubes do campeonato brasileiro. O número de equipes no país aumentou rapidamente a partir da década de 90, porém, poucos deles receberam status de clube por trabalharem extraoficialmente.

No geral, desde 2005, a popularidade do rugby no Brasil tem crescido consistentemente e atualmente já são mais de 10 mil atletas inscritos nesta modalidade no país, mas, ao mesmo tempo, o rugby brasileiro não faz tanto sucesso se compararmos o grau de desenvolvimento desse esporte no Uruguai ou na Argentina.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens