» Início » Destaques Principais » Jaguariúna recebe Festival Gastronômico Caipira no Feriadão

Jaguariúna recebe Festival Gastronômico Caipira no Feriadão

por | maio 27, 2024 | Destaques Principais, Festivais

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Jaguariúna neste fim de semana trazendo muitas variedades da culinária caipira e também apresentações musicais. O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, acontecerá no Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça, de quinta-feira, 30 de maio, a domingo, 2 junho.

Jaguariúna

(crédito: acervo Sabores da Terra)

Cultura Caipira em Destaque

O evento que há 8 anos valoriza a cultura caipira viajando pelo interior de São Paulo, cumprirá sua 31ª edição das 12h às 22h na quinta feriado, das 18h às 22h na sexta-feira e das 12h às 22h sábado e domingo. “Jaguariúna tem sotaque caipira como o Sabores da Terra”, afirma Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do festival e diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000. “É a terceira vez que o evento passa por Jaguariúna e é sempre uma alegria estar numa cidade que preserva as tradições e tem orgulho de suas raízes”, destaca a produtora.

Delícias Típicas Imperdíveis

Durante os quatro dias os visitantes poderão saborear mais de 30 opções gastronômicas distribuídas em três alamedas: doce, salgada e dos produtores. Pratos típicos feitos em fogo de chão, disco de arado e defumadores, como costela, porco no rolete, torresmo, bolinho caipira e galinhada chamam a atenção de quem passa. Outras delícias típicas das quermesses, atraem crianças e adultos, afinal quem resiste a barraca com pastel e caldo de cana ou espetinhos e lanche de pernil? Crepes, tabuleiro de paçoca, pé de moleque, churros, suco de milho, bolos e outras delícias, completam o cardápio que desperta memórias afetivas das tradicionais receitas de família.

Música e Diversão Garantidas

Para as crianças, haverá uma área com infláveis e brinquedos. A programação cultural inclui muitas atrações musicais. Na quinta-feira (30), a Orquestra Jeitão Caipira abre o evento às 13h. Às 16h, a dupla Jonas & Diego traz clássicos do sertanejo, e às 20h, a banda Texas Hammer se apresenta. Na sexta-feira, Camila Morais & Raquel tocam sertanejo universitário às 20h. No sábado (1º de junho), Robson Furiozo e Banda tocam às 13h, seguidos pela Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary às 16h, e a Banda Faroeste Caboclo às 20h. No domingo, a Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos se apresenta às 12h, seguida pelo Momento de Fé às 13h30, o Desafio Musical com Camila Morais & Raquel às 16h, e o encerramento com a banda La Plata às 19h.

O Boulevard fica na avenida Marginal, ao lado do Centro Cultural de Jaguariúna.

Programação Cultural

/ – 12h às 22h

13h – Orquestra Jeitão Caipira

15h30 – Desafio Musical com entrega de brindes

17h – Jonas & Diego – os grandes clássicos do Sertanejo

20h – Grande show de abertura com a BANDA TEXAS HAMMER COUNTRY MUSIC

/ 18h às 22h

18h – Esquenta Sabores

20h – Camila Morais & Raquel com o melhor do sertanejo

/ 12h às 22h

13h – Violeiro Robson Furiozo e Banda

16h – Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary

20h – Banda Faroeste Caboclo – Legião Urbana Cover

/ 12h às 22h

12h – Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos

13h30 – Momento de Fé – Entrada da Imagem de Nsra. Aparecida e do Cordão Peregrino

16h – Desafio Musical com entrega de brindes

19h – Show de encerramento com La Plata – Tributo a Charlie Brown Jr.

Sobre o Circuito 2024 

Lançado em 2015, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega à 31ª edição. Paulínia/SP foi novamente a cidade eleita para abrir o circuito 2024, em março e Jaguariúna está sendo a segunda parada. O festival que pretende percorrer 10 municípios, estará em Campinas na Praça Arautos da Paz de 7 a 9 de junho e depois segue para Indaiatuba. O evento que impactou mais de meio milhão de pessoas em 14 cidades brasileiras, tem o propósito de fomentar a cultura caipira através da gastronomia e promover pequenos produtores e artistas locais e regionais. Hoje, ele é considerado o maior encontro de gastronomia de raiz do interior de São Paulo.

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Quando: dias 9, 10 e 11 de junho – sexta-feira (das 18h às 22h), sábado e domingo (das 12h às 22h, em ambos os dias do final de semana). 

Onde: Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça 

Redes Sociais: @saboresdaterrafgi

Para saber mais sobre a programação e as próximas cidades que acolherão o circuito, acesse o site https://festivalsaboresdaterra.com.br/.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens