» Início » Destaques Guia » Viagem gastronômica no Brasil: conheça 4 destinos

Viagem gastronômica no Brasil: conheça 4 destinos

por | maio 23, 2024 | Destaques Guia, Guia Gastronômico

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Um dos maiores prazeres em viajar para diferentes lugares é ter contato com a cultura local. O Brasil, um país de dimensões continentais, possui muito mais que lindas paisagens naturais espalhadas em todo o território, também temos uma cultura bastante diversa que se expressa pela culinária local dessas regiões. Confira alguns dos destinos mais interessantes para conhecer uma gastronomia impactante e saborosa, que ficará na sua cabeça por vários anos.

Brasil

(crédito: Fred Pinheiro/ divulgação istock)

Ouro Preto, MG

A culinária mineira é muito famosa em todo o país, sendo muito comum encontrar restaurantes mineiros em qualquer lugar. Ter a oportunidade de provar suas receitas em um local como Ouro Preto, que é culturalmente muito rico, é uma experiência sem igual. É uma cidade repleta de história e comida boa.

Minas Gerais, muito popular pelo pão de queijo e pelo queijo minas, na verdade, é muito mais que isso. Todas as comidas têm um sabor incrível, e os pratos típicos mais conhecidos são o tutu de feijão, feijão-tropeiro, leitão a pururuca, frango ao molho pardo e muito mais.

Os mineiros também são conhecidos por seus queijos e cachaças artesanais, que, além de serem uma delícia, são ótimas escolhas para comprar de presente a amigos e familiares.

Belém, PA

No Norte do país, Belém possui uma gastronomia única. Parte da região amazônica, a culinária possui bastante influência indígena, com a utilização de inúmeros ingredientes que não são tão comuns no restante do país.

O tacacá é o prato mais popular da região, e é preparado como um caldo, utilizando camarão e tucupi. Os outros pratos conhecidos são o pato no tucupi e a maniçoba.

O açaí, muito consumido na região, é utilizado como um acompanhamento para pratos salgados, como o peixe frito, um preparo completamente diferente das outras regiões do país, que misturam o açaí com leite em pó, banana e morango para o consumo como uma sobremesa.

São Paulo, SP

A capital paulista é um dos melhores locais do Brasil para comer. Por ser uma das maiores cidades do mundo, São Paulo possui restaurantes para todos os gostos.

Tem restaurantes dedicados para a maioria das culinárias que se pode pensar, como: restaurantes italianos, japoneses, chineses, coreanos, árabes, mexicanos e muitos outros.

Já os pratos que são mais famosos na cidade são o virado à paulista, o bauru de padaria e o pão com mortadela do Mercado Municipal.

Salvador, BA

A Bahia é berço de uma culinária de excelente qualidade. Salvador, a capital baiana, é a cidade com maior número de pessoas negras fora da África, o que por si só já mostra a grande influência da cultura africana em todas as áreas, inclusive na culinária.

A culinária baiana é conhecida por ter sabores fortes e um grande número de receitas, com ingredientes como azeite de dendê, camarão, frutos-do-mar, leite de coco e bastante pimenta. 

O prato mais famoso é o acarajé, um bolinho de massa de feijão-fradinho recheado com camarão e frito no azeite de dendê. Outros pratos deliciosos e típicos da região são o vatapá, a moqueca e o bobó de camarão. Quanto aos doces, a cocada baiana é inigualável.

Para aproveitar melhor o que esses locais têm para oferecer de comidas gostosas, pode ser interessante se hospedar com um pacote em resort all inclusive. Dessa forma, é possível comer à vontade e apreciar uma variedade muito maior de opções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens