» Início » Destaques Cozinhas » Como é a estrutura de uma cozinha profissional?

Como é a estrutura de uma cozinha profissional?

por | maio 17, 2024 | Cozinhas, Destaques Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Além de qualidade, personalidade e destreza na arte da culinária, a cozinha profissional também é sobre eficiência e agilidade. Por isso, cada detalhe é pensado até o último segundo e todos os elementos têm de estar em sincronia durante o serviço. 

cozinha profissional

(crédito: NoSystem images/ divulgação istock)

A estrutura e o layout de uma cozinha profissional podem, portanto, definir o sucesso ou o fracasso de um restaurante. Se os responsáveis não priorizam esses quesitos durante a construção, a estrutura, que deveria facilitar a eficiência e a qualidade do serviço, acaba se tornando um obstáculo na rotina dos funcionários.

Qual é a diferença entre uma cozinha comum e uma cozinha profissional?

Na cozinha profissional, é crucial planejar um layout que garanta a qualidade do serviço. Os utensílios precisam ser potentes e adequados para produções em grandes quantidades. Além disso, a higiene é essencial; por isso, os itens devem ser lisos, sem rugosidades, fáceis de limpar e manter.

Diretrizes Técnicas de Boas Práticas

A Resolução RDC 216, de 15 de setembro de 2014, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), menciona as diretrizes técnicas de boas práticas para os serviços do setor de alimentação. Todos os envolvidos na operação da cozinha devem estar familiarizados com essas diretrizes.

Utensílios Não Porosos

Equipamentos e utensílios em contato direto com os alimentos devem ser não porosos para evitar o acúmulo de resíduos e a potencial transmissão de substâncias tóxicas. A regulamentação também estipula que os utensílios devem ser feitos de materiais que não absorvam odores ou sabores.

Prevenção de Contaminação Cruzada

Na cozinha profissional, os proprietários devem planejar para evitar o cruzamento de alimentos e impedir a contaminação bacteriana, especialmente evitando que as bactérias da carne infectem outros alimentos. O uso de um layout ideal para cozinhas profissionais facilita significativamente esse cuidado essencial.

Regras Estritas de Higiene

Restaurantes, bares, cafés e vários outros estabelecimentos que oferecem serviços alimentícios devem seguir regras estritas de preparo, higiene e armazenamento estabelecidas pelos órgãos sanitários. Além disso, os utensílios profissionais são projetados especificamente para cumprir essas funcionalidades e garantir o sucesso do negócio.

Cuidados com Equipamentos Industriais

É importante lembrar que utensílios profissionais ou de nível industrial também exigem cuidados específicos. Restaurantes e estabelecimentos alimentícios devem optar por um serviço de gás para empresas, serviço de limpeza personalizado e até mesmo uma equipe especializada para a manutenção de equipamentos, por exemplo. 

Investimentos Cruciais para Sucesso

São muitas as responsabilidades e atribuições de um proprietário, no entanto, investimentos como a montagem de uma cozinha profissional podem mudar o destino de um estabelecimento e ser o que falta para o desenvolvimento de um serviço de qualidade. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens