» Início » Não Perca! » Festival Sabores da Montanha: Explorando a Culinária Caipira

Festival Sabores da Montanha: Explorando a Culinária Caipira

por | maio 2, 2024 | Festivais, Não Perca!

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, de 7 de junho a 28 de julho, reunirá os melhores restaurantes das cidades serranas, exibindo a diversidade gastronômica regional. O evento nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, destacará a essência da comida caipira.

Expansão Anual do Festival

Na edição do ano passado o evento reuniu 72 restaurantes e similares em 29 municípios dos três estados, tornando-se o maior festival do gênero na Mantiqueira. Para 2024 a organização espera um crescimento de 20%. As inscrições estão abertas e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento.

Estreias Culinárias Marcantes

Para a edição 2024, os estabelecimentos gastronômicos estão caprichando nos pratos que estarão na Sabores da Montanha. Um deles, o Restaurante Filadelfo, que irá estrear no evento, criou um prato bem regional como forma de valorizar a gastronomia típica da região.

Sabor Montanhês na Alta

Festival Sabores da Montanha

Divulgação

Localizado na cidade paulista de Queluz, bem no alto da serra, na divisa com Itamonte (MG), o restaurante participará do evento com o prato “À lá Moda da Saudade”, criado pela Chef Cristina Mendes, que traz arroz, couve e carne de porco. Acompanha, separadamente, tutu e bolinho de mandioca.

Tradição Gastronômica Montanhosa

A Chef preparou a iguaria com arroz branco, couve refogada na banha de porco, bolinho de mandioca, tutu de feijão carioquinha com torresmo frito e carne de porco de lata (feita e conservada na própria banha). De sobremesa, há um tradicional pé de moleque.

Truta de Visconde de Mauá

Festival Sabores da Montanha

Divulgação

Não muito longe de Queluz, a cerca de 60km de distância, está o distrito de Visconde de Mauá, já no estado do Rio de Janeiro, É de lá que o Restaurante Rosmarinus, que renovou o passaporte para participar do evento neste ano, preparou uma das iguarias mais conhecidas e cobiçadas de regiões serranas, a truta.

Delícia Outonal Montanhosa

O Chef Julio Buschinelli criou a Truta Al Creme de Limone, composta por um filé de truta grelhado al limone, acompanhado de tagliolini e mirepoix de legumes. Este prato é perfeito para o outono e o inverno, as duas estações em que o festival será realizado.

Harmonização Vinícola Natural

Aproveite e peça um excelente vinho da variada carta da casa para harmonizar com o prato, enquanto desfruta do ambiente cercado por muita natureza, ao som das águas de uma cachoeira que passa ao lado da propriedade.

Patrocínio

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia SolarGWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSPHotel4YouReserva e Hora Campinas

Valorização da gastronomia regional

O evento será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia.

Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Data: 7 de junho a 28 de julho

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscriçõeswww.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram@saboresdamontanha_br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens