» Início » Destaques » Gonçalves (MG) inicia projeto de enoturismo com degustações

Gonçalves (MG) inicia projeto de enoturismo com degustações

por | abr 15, 2024 | Destaques, Notícias, Passeios

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Na Serra da Mantiqueira, o outono inicia com um programa imperdível para os apaixonados por vinhos e queijos, produtos muito procurados nesta estação e no iminente inverno.

Gonçalves

Divulgação

Enoturismo na Mantiqueira

Encravada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, iniciou um projeto de enoturismo. Além da produção de excelentes vinhos, a iniciativa também proporcionará ao público vivenciar experiências únicas com degustações todos os finais de semana.

Parceria Vinícola-Queijos Mantiqueira

O primeiro vinhedo de Gonçalves é resultado de uma parceria entre o consagrado Restaurante Sauá, a Pousada Bicho do Mato e a Vinícola Artesã. Além dos rótulos, o público também terá a oportunidade de degustar algumas das variedades de queijos produzidos na região da Mantiqueira.

Experiência Altitude Completa

Segundo o Chef Vitor Pompeu, do Restaurante Sauá e um dos idealizadores do projeto, além das degustações, o público também poderá realizar uma visita ao vinhedo e à sala de maturação dos queijos. Tudo a 1.650 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Enoturismo Total: Parceria Exclusiva

Viva uma experiência completa de Enoturismo, Gastronomia e Hospedagem com o Sauá e Bicho do Mato. Tour guiado, degustações e mais na Mantiqueira.

Desfrute do menu especial do Sauá, criado pelo chef Vitor Pompeu, harmonizado com vinhos Artesã. Reserve via WhatsApp: (35) 9-9976-9970.

Vinhos jovens

A Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). Agora proporciona ao público a degustação de seus rótulos, harmonizada com queijos da região da Serra da Mantiqueira, que deverá ocorrer nos próximos finais de semana sob agendamento.

De acordo com Vitor Pompeu, a Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). A partir de 2020 a produtora colheu sua primeira safra comercial. Portanto, ela comercializa vinhos jovens a partir das uvas Syrah e Sauvignon Blanc e também dois rótulos premium que passam em barrica de carvalho francês: o Íngreme da uva Syrah e o Rococó que é um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Desde então, já vem colecionando prêmios, como medalha de ouro no Descorchados e medalha de prata na Decanter, uma referência para os apaixonados por vinhos. E são justamente os vinhos premiados degustados durante a visitação.

A Vinícola Artesã oferece uma seleção de rótulos distintos, incluindo o recém-lançado Íngreme 2021, Rococó 2020, Mar de Morros Syrah 2020, Mar de Morros Sauvignon Blanc 2023 e Mar de Morros Rosé 2023. O Íngreme, envelhecido em barrica de carvalho francês, e o Rococó, um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, destacam-se como rótulos premium.

“Na parceria que firmamos com a vinícola plantamos três vinhedos em Gonçalves com foco para a produção de espumantes, que deve acontecer a partir da colheita de 2025”, anuncia Pompeu.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens