» Início » Destaques » Festival Amazônia Sour: Coquetéis e Cultura em Belém

Festival Amazônia Sour: Coquetéis e Cultura em Belém

por | abr 10, 2024 | Destaques, Festivais

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Urucum, jambu, chicória, pupunha, cheiro verde e bacuri são algumas estrelas do Amazônia Sour. Esta plataforma cultural tem na coquetelaria seu eixo central, expandindo a experiência para cultura, gastronomia, música, entretenimento e empreendedorismo. Em sua primeira edição, o Amazônia Sour promove um Festival em Belém com três etapas, fortalecendo a coquetelaria amazônica e o setor de turismo e hospitalidade.

Festival Amazônia Sour

Estação das Docas: Festival Completo

No dia 13 de abril, o Amazônia Sour desembarca na Estação das Docas com uma programação musical, gastronômica e, claro, muita coquetelaria e drinks com ingredientes amazônicos para todos os gostos. Entre as atrações já confirmadas, estão Dona Onete, Baile do Mestre Cupijó, DJ Nuts, DJ Luísa Viscardi, DJ Ananindeusa e DJ Bernardo Pinheiro. 

Circuito de Coquetéis Exclusivos

E este é apenas o primeiro brinde. Na sequência, de 18 a 28 de abril, o Amazônia Sour promove um circuito pela capital paraense e mais 30 bares e restaurantes apresentam coquetéis autorais especiais. Cada casa vai criar duas receitas inéditas, uma com e outra sem álcool, que valorizam os ingredientes da Amazônia e a produção local. 

Capacitação e Parcerias Estratégicas

Na primeira etapa, que aconteceu em fevereiro, o festival promoveu um ciclo de capacitação com patrocínio da Claro e Sococo e apoio do Sebrae (PA). O encontro, guiado pelo premiado mixologista Marco de la Roche, reuniu 130 profissionais do setor de diversas partes do Pará e Amapá. Idealizado por Yvens Penna, Marcel Arede e Flávio Proença, o Amazônia Sour é o primeiro festival de coquetelaria e cultura da Amazônia. Realizado via Lei Semear (Governo do Pará), conta com patrocínio da Claro, Sococo Brasil e Sebrae (PA), parceria da Abrasel/PA e UNAMA, promoção da TV Liberal, apoio da Learning for Life, Centeno Nascimento Pinheiro Almeida & Graim Advogados, Cachaça Indiazinha e Amazônia Tropical Gin de Jambu, e apoio cultural da SEMEAR, Secretaria de Turismo e Governo do Pará.

O Potencial da Coquetelaria Amazônica 

“Temos uma gastronomia de destaque. Por que não seguir o mesmo caminho com uma Coquetelaria Amazônica, tão marcante quanto nossa culinária?”. A pergunta de Yvens Penna, idealizador do Festival Amazônia Sour, traz uma reflexão e representa a origem do projeto, que veio para aquecer a Economia, Cultura e Turismo.

Antes de ser um festival, o Amazônia Sour é um projeto que olha para o futuro com a intenção de acelerar o processo de construção de uma coquetelaria identificada como amazônica. Yvens explica:

“Há um potencial imenso na combinação entre boas práticas globais de coquetelaria e a extensa variedade de ingredientes como frutas, folhas e sementes da Amazônia. Temos todos os ingredientes humanos e naturais necessários para estimular e construir uma cena de coquetelaria por aqui e fazer dela um bom negócio para todos”, observa.

Festival Amazônia Sour

(foto: Kleber José Jr)

A ideia é oferecer em Belém uma programação sazonal, que se apresente em diversas frentes. “A qualificação de produtores e da mão de obra é essencial, mas o propósito do Amazônia Sour vai, além disso. Queremos conectar esta coquetelaria com identidade amazônica a outros mercados representativos da nossa região (como turismo, gastronomia e cultura) e explorar possibilidades”, pontua.

“A Claro, operadora que conecta as pessoas ao que elas mais amam, está presente na primeira edição do Festival Amazônia Sour, com o propósito de oferecer “o Novo” todos os dias e proporcionar experiências exclusivas para uma vida mais divertida e produtiva. Temos orgulho da variedade de sabores exóticos e diferenciados do Norte, que só é possível encontrar aqui na região. Acreditamos que o Festival funciona como uma grande conexão, que vai da qualificação ao fortalecimento do empreendedorismo local. Além de fomentar o setor de turismo e hospitalidade como um todo”, comenta Rosa Bastos, diretora regional da Claro para a Regional Norte.

Festival Amazônia Sour 

Brinde Amazônia Sour 

13/04, das 12h às 00h, na Estação das Docas.

Ingressos: R$ 100 (clientes Claro Clube pagam R$ 40).

Circuito Amazônia Sour

De 18 a 28 de abril, mais de 30 bares e restaurantes de Belém servem coquetéis autorais especialmente criados para o Festival. Cada casa apresenta um drink alcoólico e uma opção sem álcool, sempre valorizando os ingredientes e a cadeia de produção da região. 

Todos os participantes estarão disponíveis nos canais oficiais do Festival: @amazonia_sour e amazoniasour.com.br 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens