» Início » Destaques Guia » Cuscuz paulista: como deixar esse prato ainda mais gostoso

Cuscuz paulista: como deixar esse prato ainda mais gostoso

por | abr 3, 2024 | Destaques Guia, Guia Gastronômico, São Paulo

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Os brasileiros têm uma paixão por cuscuz, seja o tradicional nordestino consumido no café da manhã ou o cuscuz paulista, comumente servido em eventos ou ocasiões especiais como aniversários, Natal, Ano Novo ou momentos em família.

Ao contrário do cuscuz nordestino, o cuscuz paulista é recheado e oferece uma variedade de opções, incluindo versões vegetarianas, veganas, de frango e até de atum.

Cuscuz paulista

(crédito: Leonidas Santana / divulgação istock)

A versão mais difundida da origem desse prato paulista surgiu nos farnéis dos bandeirantes e tropeiros, entre os séculos XVI e XVII, enquanto os homens transportavam farinha de milho, mandioca e outros ingredientes que se misturaram com o balanço dos animais.

Confira, a seguir, algumas dicas de receita de cuscuz paulista para tornar o seu cuscuz paulista ainda mais gostoso!

Cuscuz vegetariano

Esta receita é ideal para vegetarianos ou para quem deseja preparar algo para alguém. Além disso, é uma excelente escolha para quem gosta de cuscuz paulista, mas não aprecia tanto legumes, pois permite incluir mais vegetais na alimentação.

Vale muito a pena procurar por temperos especiais que misturem cebola, pimenta-vermelha, coentro, além do tradicional alho e cebola. Vale rechear o cuscuz com legumes e vegetais variados, como cenoura, milho, ervilha, pimentões em cubos e alcaparras, além de azeitonas.

Cuscuz de frango

Muito versátil, pois agrada a todos os paladares de quem come carne, o cuscuz recheado com frango pode ganhar um plus se você servi-lo com um caldo de legumes e em forma de empada.

Para deixá-lo com cara de “frango caipira”, também vale acrescentar o milho na receita para deixá-lo com carinha de festa junina.

Cuscuz de atum

O recheio de atum é especial para quem curte uma receita mais leve e com aquele gosto delicioso de atum – e vale muito a pena incluir ervilhas na receita. 

O atum com ervilha deixa o prato ainda mais sofisticado, e, no geral, é uma boa opção para levar em eventos familiares ou entre amigos.

Base para o cuscuz paulista

Sempre vale seguir uma receita detalhada de cuscuz paulista, mas a base para qualquer um dos recheios citados a cima é a mesma: cebola e pimentão refogados em óleo com salsa, polpa de tomate, temperos e quaisquer outros recheios rapidamente cozidos, onde a farinha de milho será acrescentada até a mistura ficar mais seca e desprender da panela. Então basta decorar o fundo de uma forma com todos os ingredientes que você gostaria que se destacassem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens