» Início » Destaques Notícias » Intercâmbio: quais são os melhores países para estudar gastronomia?

Intercâmbio: quais são os melhores países para estudar gastronomia?

por | mar 18, 2024 | Destaques Notícias, Notícias, Promoções

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando o assunto é culinária, existem diversas possibilidades, culturas, técnicas e tradições a serem exploradas. Nesse sentido, para os profissionais e estudantes de gastronomia, ou até mesmo para os amadores da cozinha, fazer um intercâmbio pode ser muito enriquecedor. 

A gastronomia estuda a preparação dos alimentos e sua relação com a sociedade. Buscar especialização em outros países pode ser crucial para se destacar, devido à desvalorização e falta de estrutura no Brasil.

Intercâmbio

(crédito: divulgação istock)

Qual país escolher para um intercâmbio gastronômico?

Aos que buscam essa oportunidade de crescimento, mas não fazem ideia para onde ir, a seguir estão alguns dos melhores países para estudar gastronomia e agregar bastante ao currículo.

França

Tratando-se de culinária, até para aqueles que não entendem muito do assunto, a França é reconhecida como referência mundial. No país, está localizada a Le Cordon Bleu, uma das escolas mais antigas e tradicionais, considerada uma das melhores do mundo. Sua especialidade são técnicas da culinária francesa clássica. 

Há também outras referências, como a Gastronomicom International Culinary Academy, que possui programas de longa e curta duração, tendo como ponto forte cozinha e pastelaria. Além disso, estar na França pode permitir conhecer de perto chefs renomados e até mesmo cozinhar com eles.

Suíça

A Suíça é um país que oferece muitas oportunidades para estudantes intercambistas, contanto que tenham proficiência em inglês. Uma opção é a Culinary Arts Academy, que oferece as especialidades: Bacharel em Artes Culinárias, Pastelaria e Artes de Chocolate, Culinárias Vegetarianas, além do Mestrado de Negócios Internacionais em Gerenciamento Culinário.

Outra excelente alternativa em destaque é a Business & Hotel Management School, escola de graduação e pós-graduação caracterizada por sua metodologia baseada em técnicas europeias tradicionais e técnicas avançadas de corte e elaboração de caldos e molhos.

Itália

A Itália é famosa por ter tradição e propriedade quando o assunto são massas, pizzas e vinhos. Lá, está a escola Apicius International School of Hospitality, uma das maiores referências internacionais, especialista em culinária, vinho e hospitalidade. Já para aprofundar-se em arte culinária, confeitaria ou para ser chef de cozinha, vale a pena passar um tempo na Italian Chef Academy.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são um dos países mais desenvolvidos e possuem excelentes estruturas para o ensino em diversas áreas, entre elas na área de gastronomia. Aqui é possível encontrar restaurantes e chefs de culinárias do mundo todo. 

Auguste Escoffier School of Culinary Arts oferece cursos superiores em culinária e pastelaria. Na Culinary Institute of America, uma das primeiras do país, há formação em negócios gastronômicos, incluindo experiências práticas em restaurantes locais e bolsas para alunos de destaque. Já a Kendall College of Culinary Arts and Hospitality Management é reconhecida pela empregabilidade de estudantes que se formaram através dela.

Reino Unido

No Reino Unido, está a Westminster Kingsway College, que oferece diferentes cursos de culinária, confeitaria e pâtisserie. Essa universidade já formou chefs famosos como Jamie Oliver, que hoje também possui a sua própria escola, a Recipease, que fica em Notting Hill, na cidade de Londres.

Japão

Para os apaixonados pela cozinha oriental, que desejam aprender da forma mais tradicional possível, reservar as passagens aéreas para o Japão pode garantir essa experiência única. No país, há opções como o Mayuko’s Little Kitchen Japanese Cooking Class, ideal para praticar o preparo de comidas típicas de forma mais intimista, e o Hattori Nutrition College, especializado em comida saudável. 

Ao escolher onde estudar gastronomia, leve em conta sua especialização desejada e critérios pessoais, como a oportunidade de trabalhar com um chef específico ou mergulhar na cultura de outro país. Esteja atento às várias opções de países e escolas, além dos programas de bolsas de intercâmbio disponíveis.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens