» Início » Destaques Notícias » Como acertar no preparo de cada corte de carne

Como acertar no preparo de cada corte de carne

por | mar 14, 2024 | Destaques Notícias, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A carne bovina é um alimento culturalmente muito ligado à culinária brasileira. Encontrada nos mais diversos pratos, a carne ainda compõe o famoso e apreciado churrasco. Sendo o Brasil um país que produz e consome muita carne – é detentor de um dos maiores rebanhos de gado do mundo, e quase todo ele é consumido aqui mesmo -, nada melhor que saber como consumir o boi em sua inteireza. Afinal, cada parte do boi possui suas especificidades, isto é, seu sabor e sua forma ideal de preparo. Da picanha ao coxão duro, saber cozinhar o principal corte de carne e elaborar bons pratos faz a diferença no churrasco da família ao jantar mais requintado. Contudo, o que determina o sucesso passa primeiro pela escolha da peça ideal.

corte de carne

A escolha da peça perfeita

Comprar a carne em locais de boa procedência, que armazenem corretamente a carne e a mantenham refrigerada na temperatura correta, é de fundamental importância. O aspecto da peça também deve ser observado: deve ter aparência fresca, de cor vermelho púrpura, não pode cheirar mal e deve estar embalada, com a data de validade exposta.

Uma vez que esteja dentro do padrão correto para o consumo, o segundo passo é escolher qual o corte ideal para o preparo pretendido. A picanha, estrela da maioria dos churrascos, é uma peça de no máximo um quilo e cem gramas, possui uma camada de gordura e fica muito bem-feita na brasa e na grelha, mas também assada ou na panela. 

Picanha segue sendo a favorita de todo churrasco

Por ser saborosa, não exige muito preparo. No entanto, há uma ordem especial para o preparo na brasa. O ideal é colocá-la inteira na grelha sem sal do lado da gordura, em brasa alta, mas distante da peça. Depois de cerca de quatro minutos, vira-se a peça e assa-se até o ponto desejado. E, para aproveitar a brasa, outro corte bastante procurado é a alcatra.

Da alcatra, vários outros cortes são originados

Um corte nobre e magro, de onde se origina o miolo de alcatra ou baby beef, recomenda-se que seu preparo seja rápido para conservar seu suco e maciez. Além do churrasco, também vai bem assada em forno. No primeiro caso, o ideal é cortar peças grandes, para que não endureça. O corte no sentido contrário às fibras realça o sabor desta carne.

O acém oferece diversas possibilidades de preparo

Já quem procura versatilidade pode encontrar no acém diversas possibilidades. Ótimo para ser moído, assim como para ensopados e picadinhos, é uma carne magra encontrada na parte dianteira do boi. De ótimo custo-benefício, pode ser feito até mesmo na panela de pressão. Recomenda-se, contudo, que seja cortado em pequenos cubos na preparação de cozidos.

A carne de panela traz gosto de comida caseira

E, para conseguir aquele gosto caseiro, de verdadeira comida de conforto, uma opção é recorrer à carne de panela. Além disso, mesmo cortes mais fibrosos, como o coxão duro, que exigem mais cozimento, ficam gostosos e tenros quando preparados desta forma. Adicionalmente, cortadas em cubos, carnes como patinho, músculo e lagarto têm seu cozimento acelerado. Em todos os preparos, a carne é refogada e deve chegar a um ponto dourado.

Uma vez que os ingredientes estejam devidamente refogados, basta adicionar água para o cozimento até o ponto desejado da carne. O acompanhamento também faz parte do sucesso do prato. Carnes cozidas em conjunto com legumes e tubérculos, como a batata e a mandioca, ganham muito sabor. O importante é tentar várias receitas com carne de panela até encontrar aquela que mais agrada o paladar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens