» Início » Destaques Áreas » O Autismo e a Dificuldade para Comer

O Autismo e a Dificuldade para Comer

por | fev 23, 2024 | Áreas, Destaques Áreas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você sabia que a maioria das crianças diagnosticadas com autismo enfrenta dificuldades significativas na hora das refeições? Essas dificuldades vão desde a seletividade alimentar até rigidez comportamental, podendo incluir a insistência em sempre consumir o mesmo prato, da mesma forma, e até mesmo questões motoras.

O Autismo

Compreendendo as Consequências

Esses desafios alimentares podem ter sérias consequências para a saúde e o desenvolvimento das crianças autistas. Muitas vezes, isso pode levar à necessidade de suplementação alimentar para garantir a nutrição adequada.

Explorando as Causas

O motivo por trás dessas dificuldades é complexo. Crianças dentro do espectro autista podem apresentar hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais externos. E como a alimentação é um ato multissensorial, que envolve cheiro, cor, textura, temperatura e sabor, esses aspectos podem ser excessivamente estimulantes ou pouco estimulantes para elas.

Preferências Alimentares

Alimentos com texturas, cheiros, gostos ou cores mais acentuados geralmente são os mais rejeitados. Por outro lado, opções mais suaves, como papinhas e vitaminas, podem ser mais bem aceitas. No entanto, as preferências alimentares variam muito de uma criança autista para outra.

Abordagem Terapêutica

Para lidar com essas dificuldades, é essencial adotar uma abordagem multidisciplinar. Nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos podem trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias que ajudem a criança a diversificar sua alimentação e a lidar melhor com as sensações associadas à comida. O apoio constante da família também desempenha um papel fundamental nesse processo.

O Centro Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR)

O Centro Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente é uma referência nacional no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Oferecendo atendimento pelo SUS, rede particular e convênios, o CNR disponibiliza consultas, terapias e avaliações específicas para crianças e adultos com suspeita ou diagnóstico confirmado de TEA. Por meio de uma avaliação abrangente, incluindo aspectos neuropsicológicos, cognitivos, psicológicos e fonoaudiológicos, o CNR desenvolve estratégias personalizadas para lidar com as dificuldades alimentares e promover o bem-estar dos pacientes autistas.

Entender e lidar com as dificuldades alimentares associadas ao autismo é essencial para garantir a saúde e o desenvolvimento dessas crianças. Com uma abordagem integrada e apoio adequado, é possível ajudá-las a explorar novos alimentos e desfrutar de uma alimentação mais variada e nutritiva.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens