» Início » Destaques » Itens de cozinha profissional que vale a pena ter em casa

Itens de cozinha profissional que vale a pena ter em casa

por | jan 31, 2024 | Áreas, Compra e Estocagem, Destaques

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, nela preparamos as nossas refeições do dia a dia, receitas especiais para datas comemorativas ou simplesmente vira um lugar para tomar aquele cafezinho e colocar as fofocas em dia. Como a cozinha ocupa esse papel especial na vida das pessoas, é importante que ela esteja sempre bem equipada para suprir todas as necessidades na hora de cozinhar.

itens de cozinha

(crédito: divulgação istock)

Seja para famílias grandes, casais ou para quem mora sozinho, ter alguns itens profissionais de cozinha pode ajudar muito na agilidade e qualidade do preparo das refeições. O foco deste guia é ilustrar alguns itens comuns nas cozinhas profissionais e de grandes restaurantes que são acessíveis e qualquer um pode ter em casa para dar um toque especial em cada refeição. Confira:

Panelas e frigideiras

Os itens mais importantes da cozinha, depois do fogão, são as panelas e frigideiras; nelas é onde acontece a mágica do preparo. Além disso, existem diversos formatos e materiais de panelas. Portanto, o mais indicado para quem está começando a trocar os itens antigos da cozinha por novos é obter uma panela de pressão. Ademais, uma frigideira de borda rasa é essencial, assim como uma frigideira de borda alta. Além disso, uma caçarola de alças e uma panela funda com cabo reto são recomendadas. Com esses itens, já é possível fazer infinitas receitas sem nenhum problema.

Quanto ao material, é preciso ficar muito atento. As cozinhas profissionais utilizam panelas e frigideiras de aço inox, pois retêm mais calor, ou seja, acabam utilizando menos gás no preparo; esse material possui, no entanto, uma questão que é preciso prestar atenção: o alimento gruda no aço inox se ele não estiver bem aquecido, ou seja, antes de colocar uma peça de carne na frigideira, é preciso que ela esteja bem aquecida para que a carne não grude e fique impossível de limpar depois.

Utensílios de silicone

Outra categoria de itens muito importante é a dos utensílios de silicone como espátula, colher, escumadeira e pinça. Antigamente se utilizava muitos utensílios feitos de madeira, por serem mais baratos, no entanto esse material é poroso e suscetível ao acúmulo de bactérias. É possível utilizar os mesmos utensílios feitos de metal, mas é preciso tomar cuidado para não riscar o fundo e as laterais das panelas de inox, pois onde estiver riscado o alimento vai grudar.

Na mesma categoria também podemos incluir um conjunto de medidores profissionais, dentre eles medidores de colher, xícara e líquidos. Eles são essenciais para que cada receita possa ser replicada com precisão. Além disso, uma boa tábua de corte, feita de madeira tratada especialmente para isso, é indispensável.

Facas

Cada chef tem seu conjunto exclusivo de facas e não permite que ninguém as toque. Na cozinha cotidiana, essa prática também se aplica, já que um conjunto de facas de qualidade proporciona cortes precisos e manuseio eficiente dos alimentos, evitando perdas. As principais facas incluem: faca do chef (uso versátil), faca santoku (corte de carnes), faca de desossar (separação de carne e gordura dos ossos), faca de pão serrilhada (corte de pão sem prejudicar a aparência) e faca de legumes (ideal para descascar e cortar legumes em diversas espessuras).

Eletroportáteis

Os eletroportáteis são itens indispensáveis na cozinha, investir em um bom liquidificador de grande capacidade e de alta potência permite criar caldos e pastas lisos e homogêneos em pouco tempo.

Uma batedeira orbital, além de ser uma peça de decoração da cozinha, permite bater clara em neve, massas de bolos e merengues sem a necessidade de mover manualmente a cuba, livrando as mãos do cozinheiro.

Reforma da cozinha

Em alguns casos, é importante pensar até em uma reforma na cozinha para incluir armários, um balcão de trabalho ou uma área dedicada para os eletroportáteis. Além disso, é importante ressaltar que, para ter uma cozinha bem equipada, é preciso escolher o revestimento para cozinha correto na hora da reforma e sempre optar por opções que são fáceis de limpar e que não ficam engorduradas, para evitar contaminação dos alimentos pelo ambiente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens