» Início » Áreas » O café da manhã em casa ficou 3,8% mais barato em 2023

O café da manhã em casa ficou 3,8% mais barato em 2023

por | jan 22, 2024 | Áreas, Cardápios e Custos

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O café da manhã tradicional brasileiro em casa ficou mais barato em 2023. Segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS) da Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, os preços dos principais itens reduziram em −3,8% no último ano. Isso se deve principalmente à queda de −9,1% no preço do café em pó e de −7,7% no leite longa vida.

Em sentido oposto, os derivados de trigo computaram alta expressiva no ano. Por outro lado, o pão francês apresentou aumento de 2,8%, enquanto o pão de forma subiu 8,5%. Além disso, o presunto também faz parte da equação, registrando uma alta de 6,3% em 2023.

Comparado a 2022, quando os itens do café da manhã subiram 22%, o ano anterior trouxe alívio financeiro aos consumidores.

Para os amantes de queijos e derivados do leite, a boa notícia é que, em 2023, muçarela e requeijão tiveram deflação de −3,6% e −0,9%. A margarina teve a maior redução, com −16,2% no ano. A queda na matéria-prima influenciou esses preços.

Considerando apenas o mês de dezembro, a cesta de café da manhã inflacionou apenas 0,3%, em função da alta do pão francês (3,2%), muçarela (1,8%) e requeijão (1,7%). Em contrapartida, o leite longa vida e a margarina, que variaram −1,9%, impediram que o grupo de produtos apresentasse alta mais acentuada.

Já podem preparar o café da manhã dos campeões em casa, gastando pouco e comendo muito bem!

O café da manhã

 

O café da manhã

Sobre a APAS

Com 52 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens