» Início » Notícias » 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela

por | jan 17, 2024 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com a abertura das inscrições em dezembro passado, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, agendado para ocorrer entre 18 de abril e 19 de maio, já oferece uma prévia dos pratos que participarão deste evento diferenciado e único. Uma coisa é certa: os pratos são extremamente saborosos e com apresentações impecáveis.

1º Festival Gastronômico

Foto: Divulgação

A gastronomia típica caiçara e os pratos contemporâneos serão, certamente, as grandes estrelas, com destaque para os frutos-do-mar, massas e carnes nobres, tudo com um toque especial, com muita criatividade, sendo o DNA dos chefs locais envolvidos na elaboração das iguarias.

Além de restaurantes, também poderão participar do festival gastro bares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços.

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro e o formulário para a participação pode ser acessado clicando aqui. Enquanto o festival não acontece, o público poderá acompanhar os bastidores e novidades por meio do perfil oficial do evento no Instagram, com fotos e vídeos dos pratos participantes.

O Festival está sendo realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau, inclusive para não associados, como forma de valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contemporâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores acessíveis. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

A realização do evento está marcada para abril e maio, que são considerados os melhores meses para visitar os atrativos turísticos de Ilhabela. A ilha é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura, história e, claro, muita gastronomia.

Festival indoor

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela seguirá o formato indoor, ocorrendo nos próprios estabelecimentos. Isso permite aos participantes controlarem a qualidade e a segurança alimentar. Além disso, atrai e amplia a possibilidade de fidelização dos clientes, que poderão explorar a gastronomia de cada local, aumentando o ticket médio. A utilização das estruturas existentes também proporciona comodidade ao público, que terá acesso a banheiros, estacionamentos e ambientes climatizados. Alguns locais ainda permitem a presença de pets, oferecendo uma experiência mais completa aos visitantes.

Participação dos restaurantes

Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o Festival. As cervejarias, cafeterias, docerias, hotéis e pousadas também poderão criar produtos específicos para o evento. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, que será fixado pelos próprios restaurantes.

Na prática, nada muda no dia a dia do estabelecimento. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos lugares para a realização do evento, com todos os cuidados necessários. 

Sabores da Praia

O Ilhabela Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Grupo Sabores, agência especializada na organização de festivais gastronômicos, realizará o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela. O Grupo Sabores organiza festivais gastronômicos em diversas localidades, incluindo cidades litorâneas (Sabores da Praia) e serranas (Sabores da Montanha), com o objetivo de valorizar a gastronomia regional e impulsionar o turismo na baixa temporada.

Mas o grupo surgiu no litoral norte de São Paulo, que reúne os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. A Sabores da Praia tem edições na cidade do Rio de Janeiro, Búzios e, agora, Ilhabela.

Já a Sabores da Montanha atua na Serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e na Serra Gaúcha. Na edição da Serra da Mantiqueira deste ano, o festival reuniu 72 estabelecimentos em 29 municípios dos três estados. Para 2024 o Sabores da Montanha realizará sua segunda edição e um novo festival no Circuito das Águas dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela

 Data: de 18 de abril a 19 de maio de 2024

Local: Entre os estabelecimentos participantes

Informações: (11) 93279-5275

Inscrições: www.saboresdapraia.com.br

Instagram@saboresdapraiabr | @ilhabelaconvention

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens