» Início » Destaques Áreas » Como equilibrar sabor e saúde nas festas de fim de ano

Como equilibrar sabor e saúde nas festas de fim de ano

por | dez 15, 2023 | Áreas, Destaques Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

As festas de fim de ano são um período de alegria e celebração, mas também podem representar um desafio para aqueles que buscam manter uma alimentação saudável, o peso e a saúde em dia. Mesas fartas e uma variedade de bebidas alcoólicas podem levar ao consumo excessivo de calorias e nutrientes, resultando em possíveis ganhos de peso e outros problemas de saúde.

festas

Crédito: Envato

Equilíbrio nas Festas

O endocrinologista Fabiano Lago, do SPA Estância do Lago, dá algumas dicas práticas para quem deseja manter a alimentação saudável nesta época do ano. “Não siga regras excessivamente rígidas. Permita-se desfrutar do que gosta e que consome apenas durante esse período. Opte por porções pequenas e faça as refeições de forma tranquila e pausada. Cuidado com os ‘sabotadores’: evite ceder à pressão para repetir pratos ou a sobremesas só para agradar o anfitrião. Evite beliscar ao redor da mesa. Também é importante ter cautela com bebidas alcoólicas; coquetéis, principalmente os doces com açúcar, podem contribuir significativamente para a ingestão calórica diária sem proporcionar saciedade”, alerta o especialista.

Festas Saudáveis, Dicas Simples

No entanto, é possível aproveitar as festas sem comprometer a saúde. “Com algumas dicas simples, você pode manter uma alimentação equilibrada e saudável mesmo durante as comemorações”, explica Priscila Dabaghi, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Positivo. Ela destaca algumas orientações para equilibrar o sabor e a saúde nas festas de fim de ano.

  1. Reduza o consumo de alimentos processados. Alimentos industrializados geralmente são ricos em calorias, gorduras, açúcares e sódio. Evite a qualquer custo.
  2. Aposte em frutas, legumes e verduras. Esses alimentos são ricos em nutrientes e fibras, contribuindo para a sensação de saciedade. Inclua-os em todas as refeições e lanches.
  3. Escolha carnes magras. Opte por carnes magras, como frango, peixe e peru, que são boas fontes de proteína e ferro. Evite carnes gordurosas, como pernil, leitão e tender.
  4. Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Bebidas alcoólicas são ricas em calorias e podem causar desidratação. Se você for beber, faça-o com moderação.
  5. Hidrate-se bem. Beba bastante água ao longo do dia, especialmente se estiver consumindo bebidas alcoólicas. Use a medida de duas doses de água para cada uma de bebida alcoólica que consumir.

Equilíbrio para Vida Saudável

“Adotar hábitos saudáveis pode garantir saúde, bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Vale lembrar também que, ao manter o equilíbrio com a inclusão de frutas, legumes, verduras, proteínas magras e grãos integrais, é possível evitar desconfortos. Mesmo em dezembro, é recomendável praticar exercícios físicos e atividades ao ar livre. Se não houver tempo para entre 45 e 60 minutos, reserve pelo menos 15 minutos, pois essa pequena prática já ajuda e aumenta a chance de fazer escolhas mais saudáveis durante as festividades. Não hesite em se pesar ao voltar de férias. Mesmo que perceba um aumento de peso, o ato de se pesar proporciona um entendimento claro da situação, permitindo que se estabeleça metas realistas. Por fim, não subestime a importância de beber muita água, pois ela ajuda a manter o corpo hidratado e a eliminar as toxinas”, destaca Fabiano Lago.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens