» Início » Áreas » O desafio da alimentação saudável no retorno ao trabalho presencial

O desafio da alimentação saudável no retorno ao trabalho presencial

por | dez 12, 2023 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O modelo de trabalho remoto, adotado por diversas empresas durante o período de isolamento, devido à Covid-19, tornou-se uma parte duradoura da rotina para diversos profissionais. Contudo, nos últimos meses, grandes corporações têm manifestado interesse em adotar políticas híbridas ou de retorno total aos escritórios.

Retorno

Crédito: divulgação istock

Esse tipo de mudança na rotina demanda do colaborador a necessidade de um planejamento e preparo, incluindo a possibilidade de manter a alimentação saudável mesmo fora de casa.

Segundo o levantamento LinkedIn Economic Graph, no início de 2022, 40% das vagas anunciadas na plataforma tinham como proposta o trabalho remoto. Após um ano, o número de anúncios com essa possibilidade caiu para 25%.

A tendência do retorno ao trabalho no ambiente corporativo acontece em diversos locais do mundo. O levantamento apontou que a baixa na oferta de vagas que ofertam o home office acontece também em países como Estados Unidos, Índia, Espanha e Reino Unido.

O retorno à rotina agitada apresenta o desafio de preparar refeições e garantir uma alimentação saudável para os trabalhadores. Manter a disciplina, evitar excessos e assegurar a ingestão adequada de nutrientes e vitaminas tornam-se indispensáveis para preservar uma dieta equilibrada.

Mantendo a saúde com marmitas

Embora comer em restaurantes seja uma opção prática, nem sempre é possível encontrar estabelecimentos próximos ao escritório que ofereçam variedades saudáveis em seus cardápios. Para lidar com essas situações, é recomendável realizar a preparação de marmitas.

Para otimizar o tempo gasto no preparo das refeições, a sugestão é dedicar um dia para preparar todas as marmitas da semana. Além de poupar tempo na cozinha, essa prática permite um planejamento alimentar semanal mais eficiente e oferece a possibilidade de realizar um controle mais preciso da ingestão de nutrientes.

Além de garantir o preparo otimizado, é aconselhável investir em recipientes de vidro ou em plásticos adequados para uso no freezer e micro-ondas, livres preferencialmente de Bisfenol A (BPA). Para garantir maior durabilidade, conservação dos alimentos e evitar vazamentos durante o transporte, uma opção interessante é utilizar bolsas específicas para marmitas.

Ao realizar o planejamento semanal do cardápio, é essencial incluir os itens necessários para os preparos já na lista de compras. Durante a aquisição dos alimentos, é aconselhável optar por produtos frescos, com baixo teor de sódio e gordura. Essa escolha garante uma alimentação saudável e equilibrada.

Desafio da alimentação saudável fora de casa

Para quem dispõe de menos tempo para o preparo das marmitas, uma alternativa é buscar estabelecimentos que ofereçam uma variedade de pratos saudáveis, incluindo opções como saladas, legumes e carne branca. Isso proporciona praticidade sem comprometer a busca por refeições nutritivas.

Além disso, ao optar por almoços em restaurantes, é essencial registrar os custos relacionados às refeições no controle financeiro. Uma alternativa vantajosa é confirmar se o estabelecimento aceita vale-refeição, proporcionando uma gestão mais eficiente das despesas com alimentação saudável fora de casa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens