» Início » Destaques Receitas » Ceia de Natal: três pratos de verão refrescantes

Ceia de Natal: três pratos de verão refrescantes

por | dez 6, 2023 | Datas Comemorativas, Destaques Receitas, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Natal no Brasil é sinônimo de celebração, família e também comida na mesa. Enquanto em muitas partes do mundo o inverno caracteriza as festividades natalinas, no Brasil a estação é marcada pelo calor e pelas tradicionais receitas que ganham um toque tropical. A ceia de Natal torna-se um verdadeiro festival de sabores, reunindo pratos deliciosos e alegria compartilhada entre entes queridos.

Ceia de Natal

Crédito: divulgação istock

Levando em consideração essas especificidades, as receitas de Natal se transformam em verdadeiras experiências sensoriais, proporcionando uma celebração que não é apenas um banquete, mas uma comemoração da rica cultura brasileira e suas incorporações. Nesse cenário, algumas receitas se destacam.

Salada tropical com molho de maracujá

Uma opção refrescante e cheia de cores para a ceia natalina é a salada tropical com molho de maracujá. Inicialmente é preciso elaborar uma base de alface americana, rúcula e agrião, proporcionando uma mistura de texturas e nutrientes. Depois, acrescentar cubos de manga, pedaços de abacaxi, fatias de kiwi, tiras finas de pimentão vermelho e cebola roxa, e folhas de hortelã, criando uma combinação vibrante.

O toque especial do prato reside no molho de maracujá que o envolve. Na preparação do molho, é possível misturar a polpa de maracujá, suco de limão, azeite de oliva extra virgem, mel, sal e pimenta. Essa mistura agridoce e perfumada é o complemento perfeito para realçar os sabores tropicais da salada.

Ceviche de camarão com coco

O ceviche, por si só, é uma iguaria refrescante que, quando combinada com o sabor tropical do coco, torna-se uma explosão de sabores para a ceia de Natal. Para começar é necessário colocar os camarões limpos em uma tigela, depois adicionar o suco de limão-siciliano e suco de laranja, de forma a garantir que os camarões fiquem completamente cobertos pelos sucos cítricos.

Após isso, deixar marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso, em outra tigela, será preciso misturar o coco fresco ralado, a pimenta dedo-de-moça picada, a cebola roxa e o coentro. O último passo é adicionar os camarões marinados à mistura de coco delicadamente. Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto, levar à geladeira por mais 15 a 20 minutos para que os sabores se incorporem.

Cuscuz paulista de palmito

Trata-se de uma receita tradicional brasileira que traz uma combinação de sabores marcantes e uma textura única. Primeiro é preciso aquecer o azeite de oliva em uma panela e refogar a cebola e o alho até que fiquem dourados. Depois adicionar o tomate pelado picado, o palmito, as azeitonas, as ervilhas e o milho verde à panela, refogando até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Primeiramente, é necessário incluir farinha de milho à mistura. Em seguida, misture continuamente para evitar grumos. Paralelamente, é preciso despejar a água e o leite na panela, mantendo a mistura homogênea. Enquanto isso, tempere com sal e pimenta a gosto, sem deixar de mexer constantemente, até atingir uma consistência firme.

Para finalizar, é preciso untar uma forma de cuscuz com um pouco de azeite e despejar a mistura nela, pressionando levemente para nivelar. Deixar esfriar antes de desenformar ao servir.

Vale ressaltar que a ceia de Natal no Brasil pode ser tão tradicional quanto inovadora. Ao incorporar pratos de verão, é possível surpreender os convidados com sabores frescos e marcantes. Além disso, os pratos podem acompanhar um champanhe clássico que é também uma ótima opção refrescante para a ceia de natal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens