» Início » Áreas » 4 benefícios do consumo de linhaça para a saúde

4 benefícios do consumo de linhaça para a saúde

por | nov 28, 2023 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A semente de linhaça, considerada um verdadeiro superalimento, tem conquistado cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. Além disso, oferece uma gama de benefícios para a saúde. Como parte do grupo de oleaginosas e repleta de fibras, essa pequena semente não só acelera o trânsito intestinal, mas também promove o aumento do bolo fecal, melhorando assim o funcionamento do intestino.

linhaça

Nutrientes Essenciais para o seu Organismo

Andrea Bottoni, coordenador do serviço de Nutrologia do Hospital IGESP, destaca que a linhaça não é apenas rica em fibras, mas também contém diversos nutrientes essenciais para o organismo. Tanto a variedade marrom quanto a dourada possuem ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, ômega 3, fósforo, vitaminas E, complexo B e lignana, uma substância com propriedades anticancerígenas.

Benefícios da Linhaça Comprovados por Especialistas

O consumo regular de linhaça, segundo especialistas, pode reduzir o risco de câncer, auxiliar no controle de peso, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e diminuir colesterol e pressão cardíaca. Bottoni destaca a importância do consumo diário. Estudos indicam que um melhor controle da glicemia é possível ao ingerir linhaça antes da refeição principal.

Versatilidade na Cozinha

Certamente, além de seus benefícios à saúde, a linhaça é um ingrediente versátil na cozinha. Adicionalmente, ela acrescenta sabor e textura a diversas receitas. Seja no café da manhã com iogurtes e sucos, no almoço ou jantar com saladas e arroz, ou ainda em preparações como pães, bolos, panquecas e biscoitos, as possibilidades são infinitas.

Escolha Consciente: Grão ou Farinha?

Opções de consumo da linhaça incluem a forma original ou a farinha. Ambas são ricas em nutrientes, mas a escolha depende do objetivo. A semente é ideal para mais fibras e ômega 3, enquanto a farinha destaca-se na versatilidade em receitas como smoothies e panquecas.

Benefícios Comprovados do Consumo Regular de Semente de Linhaça:

1. Controle da Glicemia:

Consumir regularmente a linhaça ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma opção valiosa para quem busca controlar o diabetes ou prevenir a resistência à insulina.

2. Controle do Colesterol:

Reconhecida por sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol, a linhaça conta com fibras solúveis que eliminam o excesso de colesterol ruim, promovendo a saúde cardiovascular e prevenindo doenças do coração.

3. Melhora da Pressão Arterial:

Estudos indicam que a inclusão da linhaça na dieta contribui para a redução da pressão arterial, beneficiando especialmente aqueles que sofrem de hipertensão.

4. Auxílio na Redução e Controle do Peso:

Para os que buscam emagrecer, a linhaça é uma aliada valiosa. Suas fibras proporcionam sensação de saciedade, auxiliando na ingestão controlada de calorias, e sua riqueza em ácidos graxos ômega 3 contribui para o processo de queima de gordura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens