» Início » Destaques » Como manter os alimentos bem conservados no verão?

Como manter os alimentos bem conservados no verão?

por | nov 22, 2023 | Compra e Estocagem, Destaques

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com o aumento das temperaturas e o verão cada vez mais próximo, conservar alimentos nestas situações pode ser um grande desafio. Para evitar desperdícios, existem algumas dicas que podem ser aplicadas para que a comida mais rápido devido ao calor.

É claro que existem alimentos mais sensíveis às temperaturas, como frutas e laticínios, por exemplo, mas essas dicas podem ser aplicadas das mais variadas maneiras.

Verão

(crédito: divulgação istock)

Guardar em recipientes de vidro

Pensar em um armazenamento adequado, por exemplo, pode ser visto como uma das principais práticas. Uma ideia é guardar os alimentos em embalagens de vidro, e não de plástico. Isso porque alguns elementos presentes em embalagens feitas de plástico têm reações com o aumento da temperatura que liberam substâncias para o alimento. Ou seja, além de estragar, pode afetar a saúde também.

Refrigeração e congelamento

Por falar em armazenamento, a geladeira pode ser a melhor amiga da conservação de alimentos no calor. Produtos perecíveis, como frutas, verduras e laticínios, devem ser mantidos refrigerados. Caso frutas e legumes comece a ficar maduros demais, congelá-los em uma geladeira frost free para usar esses ingredientes em receitas posteriormente.

Prestar atenção nas datas de validade também é importante. A temperatura mais alta pode acelerar a deterioração dos alimentos. Verificar os rótulos para saber as condições de armazenamento ou se isso influencia na vida útil do alimento deve se tornar um hábito.

Separar frutas e vegetais

Para evitar contaminações, guardar alimentos separados, inclusive na geladeira, é bom para ajudar na preservação durante o calor. Uma dica é enrolar os alimentos com papel manteiga ou alumínio, dependendo da necessidade, para não haver atrito entre as frutas e vegetais e para que o processo de amadurecimento de um alimento não acelere a deterioração dos outros.

Técnicas de conservação

Quanto a frutas, legumes e temperos como ervas, a desidratação destes é uma técnica bastante recomendada no verão, pensando em conservar e evitar que estraguem. Ao retirar a umidade, os alimentos tornam-se menos propensos ao desenvolvimento de bactérias.

No caso de alimentos com muita água, o caminho é contrário. No calor, para conservar esses, a dica é prezar pela hidratação. Uma ideia é guardar alimentos assim na geladeira utilizando potes de vidro com água. Um exemplo de alimento que talvez precise desse processo são vegetais com alface.

Adotar essas práticas simples e eficazes durante o verão não apenas contribui para a conservação dos alimentos, mas também evita desperdícios maiores. E, por evitar desperdício, gera menos lixo, o que também acaba sendo uma forma sustentável de cuidar da alimentação. É importante sempre verificar as necessidades especiais de cada alimento também, uma vez que, dependendo do que se trata, o processo pode ser diferente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens