» Início » Destaques » Temporada de Truta em Visconde de Mauá com Chefs Renomados

Temporada de Truta em Visconde de Mauá com Chefs Renomados

por | set 26, 2023 | Destaques, Eventos, Não Perca!

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O início da primavera é motivo de comemoração para os amantes da gastronomia na região Sul-Fluminense. A partir de 4 de outubro, em um dos destinos turísticos mais deslumbrantes do Brasil, terá início a aguardada 21ª Temporada da Truta da Região de Visconde de Mauá.

Uma Tradição Gastronômica com Mais de Duas Décadas

Promovido pelo Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau, este evento de renome reúne chefs de destaque há mais de 20 anos. Eles oferecem cursos, workshops e palestras, aproveitando a qualidade do pescado local para aprimorar equipes e menus. O foco principal é elevar a truta, uma iguaria regional, a um patamar de sofisticação e sabor inigualáveis, prontos para serem apreciados pelos turistas e visitantes da região.

Retorno Triunfal Após Três Anos

Truta

Chefs Duda Ribeiro e Paulo Araújo – Foto:
Divulgação

Após três anos de ausência devido à reorganização mundial causada pela pandemia, a Temporada da Truta retorna com empolgantes novidades em formato e estrutura. Nesta edição, destaca-se a presença de Duda Ribeiro, chef e professor no Le Cordon Bleu-RJ, jurado do prestigioso Bocuse d’Or (Copa do Mundo de Gastronomia de 2023), e Paulo Araújo, chef executivo do Embaúba Boutique Hotel, representante brasileiro no International Catering Cup em Sirha, Lyon, nas edições de 2017, 2019 e 2023.

Inovação a Partir dos Workshops dos Chefs

Os workshops ministrados pelos chefs serão uma fonte de inspiração para novas receitas e pratos que serão degustados em uma confraternização marcada para o dia 18 de outubro. E no dia 26 de outubro, o Coquetel de Abertura Oficial da 21ª Temporada da Truta da Região de Visconde de Mauá reunirá autoridades locais, chefs e participantes no aclamado Restaurante Vila Oliva.

Crianças na Cozinha da Comunidade

Além de degustar os novos pratos criados pelos participantes, o evento também proporcionará a participação das crianças da comunidade local. Quatro escolas públicas terão a oportunidade de explorar o mundo da truta, visitando o Trutário Truta Rosa no Vale da Santa Clara. Eles também participarão de uma oficina gastronômica com o chef do Restaurante Babel, André Murray, e Leo Nascimento, coordenador de pesquisa do Centro de Visitantes do PIN (Parque Nacional do Itatiaia), gerido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Esta é uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a importância da truta na comunidade desde cedo.

A Truta: Uma Iguaria Nacional, Saudável e Deliciosa

A estrela deste evento gastronômico é a truta, um peixe que se reproduz nas águas puras e geladas das cabeceiras dos rios da região de Visconde de Mauá. Esta obra-prima da natureza tornou-se o símbolo da alta gastronomia local e é a base de pratos sofisticados das montanhas. Além disso, os chefs irão explorar a harmonização de vinhos com os novos pratos, elevando ainda mais o sabor final dessa experiência única.

Com um sabor delicado e benefícios para a saúde, a truta é uma espécie de salmonídeo que exige condições específicas para se reproduzir, incluindo água gelada, pura e corrente, presentes nas nascentes, rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira. Esta peculiaridade garante a sua pureza excepcional.

A truta, um peixe de água doce da mesma família do salmão, é conhecida por sua alta concentração de Ômega 3, um óleo que oferece benefícios como a prevenção de doenças cardiovasculares, o equilíbrio dos níveis de colesterol e o apoio ao controle de peso.

Informações Importantes sobre a 21ª Temporada de Truta na Região de Visconde de Mauá

Truta

O chef Julio Buschinelli, do Restaurante Rosmarinus, que participará do festival – Foto: Mauatur

  • Período: De 4 de outubro a 25 de novembro de 2023
  • Local: Região de Visconde de Mauá-RJ
  • Instagram: @temporadadatruta

Agenda de Eventos:

  • 4 de outubro (Quarta-feira): Workshop com os chefs Duda Ribeiro e Paulo Araújo
    • Local: Trutário Truta Rosa – Vale da Santa Clara
    • Endereço: Estrada da Santa Clara
    • Horário: Das 9h às 17h
  • 18 de outubro (Quarta-feira): Confraternização dos Chefs
    • Local: Trutário Truta Rosa
    • Endereço: Estrada da Santa Clara s/n – Vale da Santa Clara
  • 26 de outubro (Quinta-feira): Coquetel de Abertura Oficial da Temporada
    • Local: Restaurante Vila Oliva
    • Endereço: Estrada da Mauá- Rio Preto, Km 8,5 (Ao lado da Pousada Mauá Brasil)
  • 25 de novembro (Sábado): Encerramento da temporada

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens