» Início » Áreas » Nutrição » Descubra o que se deve, ou não, comer para aumentar a fertilidade

Descubra o que se deve, ou não, comer para aumentar a fertilidade

por | set 26, 2023 | Destaques, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Todo mundo sabe que manter uma alimentação saudável é essencial para deixar a saúde em dia e evitar uma série de doenças. Mas o que poucas pessoas sabem é que manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode ajudar também na fertilidade tanto feminina quanto masculina.

Existem tipos de dietas específicas que auxiliam na produção de hormônios específicos para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. E manter uma alimentação regular também ajuda na prevenção de doenças na gravidez e impede uma série de má-formações na criança.

fertilidade

Crédito: divulgação istock

Quais nutrientes são necessários?

Segundo nutricionistas, a ingestão de nutrientes necessários, como vitamina B6 e B12, é excelente para as mulheres, favorecendo o ciclo de amadurecimento dos óvulos.

Além disso, a suplementação de ferro e ácido fólico ajuda no aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais, garante o transporte de oxigênio para o bebê durante a gestação e também acaba sendo essencial para evitar má-formação e abortos espontâneos.

Já para os homens, manter uma alimentação rica em selênio favorece na formação de espermatozoides mais saudáveis e na produção de testosterona, principal hormônio responsável pela fertilidade masculina.

Mas o que se deve comer?

Queijos envelhecidos

Esse tipo de alimento ajuda na manutenção da saúde dos óvulos e espermatozoides, por conta da presença de poliaminas, que impedem os radicais livres de causar danos às células reprodutivas.

Semente de girassol

Por ser rica em vitamina E, a semente de girassol torrada ajuda na velocidade dos espermatozoides. Além disso, ela também é rica em zinco, folato, selênio, ômega 3 e 6, que aumentam o fluxo sanguíneo dos órgãos sexuais femininos e masculinos.

Folhas verdes

Couve, espinafre, alface romana e rúcula podem melhorar o processo de ovulação, reduzindo as chances de problemas genéticos e abortos espontâneos por serem ricas em ferro e folato. Além disso, elas também possuem ferro, mineral importante para o transporte de oxigênio no corpo, essencial para a implantação do óvulo fertilizado no útero.

Frutas vermelhas

Já que estamos falando de cores, tomates, morangos, cerejas e amoras são ricas em licopeno, uma espécie de antioxidante que reduz os níveis de radicais livres, que, em altas quantidades, podem danificar espermatozoides e óvulos.

Frutas cítricas 

Ainda falando de frutas, laranja, limão, mexerica e o saudoso abacaxi são ricos em vitamina C, cálcio e potássio, que estabilizam o ciclo menstrual e ajudam na identificação do período fértil, momento indicado para se ter relações sexuais para quem quer engravidar.

Salmão e atum

Essa dupla dinâmica é rica em selênio, que ajuda na formação da cauda do espermatozoide, fornecendo a ele um bom desempenho para chegar ao óvulo. Além disso, eles possuem ômega 3, essencial para o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez.

Feijão e lentilha

Ricos em fibra, ferro, zinco e folato, esses alimentos ajudam na produção e no equilíbrio dos hormônios sexuais. Sem contar que eles ajudam no desenvolvimento saudável dos espermatozoides e na fertilização do óvulo por conter poliamina.

Entretanto, como são alimentos que exigem um cozimento mais longo, é importante calcular o gasto de gás mensal para que você não seja pego de surpresa no preparo de outros alimentos e até mesmo em ocasiões especiais.

O que não se deve comer?

Pode parecer piada, mas essa é uma cartilha básica, que também pode servir para a prevenção de outras doenças. Portanto, é essencial evitar:

  • Alimentos com carboidratos refinados, como macarrão, pão e arroz: Esses alimentos podem levar ao aumento de peso e à obesidade, que são fatores que podem prejudicar a fertilidade.

  • Uso de medicamentos sem orientação médica: Alguns medicamentos podem prejudicar a fertilidade, por isso é importante consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

  • Alimentos processados: Esses alimentos são ricos em gorduras, açúcares e sal, que podem prejudicar a saúde em geral e a fertilidade.

  • Cafeína em excesso: A cafeína em excesso pode prejudicar a ovulação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens