» Início » Parceiros » Os Maiores Eventos do Cinema Internacional em 2024

Os Maiores Eventos do Cinema Internacional em 2024

por | set 21, 2023 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É difícil encontrar alguém que não goste de cinema. Só no ano passado foram 5,7 bilhões de entradas vendidas no mundo todo. Além disso, a indústria de filmes faturou mais de USD 94 bilhões, no mesmo período. Não é à toa que tantos filmes são lançados todos os anos, agradando todos os tipos de fãs da sétima arte. Dramas, aventuras, comédias, romances, histórias de terror e histórias reais mantém as salas ocupadas e o mercado, aquecido.

 

O ano de 2023 vai caminhando para o fim, o que significa que boa parte dos festivais de relevo já aconteceram. Porém, se você acompanhou os lançamentos deste ano, tem muito o que esperar dos festivais de 2024. Saiba um pouco mais sobre os principais festivais aqui.

Pixabay

Oscar

O festival de cinema mais badalado do mundo completará 97 anos no ano que vem. O evento, que acontecerá em março, conta com uma audiência massiva. Há até mesmo quem aposte quais serão os vencedores, em sites de esporte bet.

 

O cinema nacional estará representado no evento, na categoria de Melhor Filme Internacional. São eles: Urubus, Estranho Caminho, Noites Alienígenas, Retratos Fantasmas e Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.

 

Segundo a crítica, os filmes que devem levar mais estatuetas são Oppenheimer e Killers of the Flower Moon. Este último conta com a participação de Leonardo Di Caprio, Robert De Niro e direção de Martin Scorsese.

Festival Sundance

O Festival Sundance de Cinema, fundado pelo ator Robert Redford, acontece todos os anos, desde 1985. O festival foi criado como um espaço para novos cineastas apresentarem seus trabalhos, fora da disputa comercial de Hollywood. O evento acontece em Utah, no Park City e inclui além de filmes, também curta-metragens, episódios e séries.

 

Nenhuma produção brasileira foi citada como participante até o momento, mas diversos filmes nacionais já brilharam no festival. Dentre eles, Cabeça de Nêgo, The Territory e Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui, foram as premiações mais recentes.

Festival de Cannes

O Festival de Cannes é um dos mais populares em solo europeu. Sediado na cidade de Cannes, na França, o evento acontece desde 1946. Criado com resposta à censura de Hitler e Mussolini ao Festival de Cinema de Veneza, este evento é marcado pela postura apolítica e independente. A próxima edição acontecerá em maio. Neste ano, Cannes bateu recorde de mulheres nomeadas e concedeu um prêmio ao filme brasileiro A Flor do Buriti, produzido por Júlia Alves e Ricardo Alves Jr.

Festival Internacional de Berlim

Também conhecido como “Berlinale”, o evento estreou em 1951. Hoje, é um dos principais festivais do circuito mundial de cinema, além de ser o maior evento cultural da cidade. O festival foca em filmes e cineastas fora do mainstream, que teriam poucas oportunidades em festivais como o Oscar.

 

Diversos filmes brasileiros já levaram o Urso de Ouro, premiação máxima do evento como, Tropa de Elite e Central do Brasil. Na edição deste ano, participaram o longa-metragem O Estranho e o curta A Árvore.

Pixabay

 

O cinema nacional está de volta com tudo, participando dos festivais mais importantes ao redor do mundo. Quais destes filmes você já assistiu? Para os amantes da sétima arte, estes festivais são um prato cheio, além de alimentar a lista de filmes para assistir até lá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens