» Início » Destaques Principais » Confira 3 curiosidades do churrasco tipicamente americano

Confira 3 curiosidades do churrasco tipicamente americano

por | set 18, 2023 | Cozinhas, Destaques, Destaques Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Primeiro lugar no ranking mundial de consumo de carne, com uma média de 100 kg/ano por habitante, os Estados Unidos são conhecidos pelo american barbecue, ou churrasco americano, preparo que leva as peças ao pit smoker, tipo de churrasqueira fechada em que a carne é assada por defumação. Original do século XVIII, a prática começou no sul do país e, décadas depois, espalhou-se por outros estados, cada um atribuindo suas próprias características à receita.

americano

Foto: Divulgação

Confira a seguir algumas curiosidades do american barbecue, segundo Arthur Fumis e Bruno Gallucci, sócios da franquia Dickey’s Barbecue Pit, rede texana de churrascarias especializada em carnes defumadas, com mais de 400 unidades pelo mundo. No país, o restaurante está presente em São Paulo, com previsão de chegar a cinco lojas até o fim do próximo ano.

Cortes mais populares no churrasco americano 

Diferentemente dos churrascos brasileiro e argentino, o american barbecue, com exceção do Texas, usa principalmente carne de porco. Os cortes suínos populares incluem Pork Ribs (costelinha de porco), Pulled Pork (carne desfiada, geralmente de copa-lombo ou a sobrepaleta), Sausage (semelhante à linguiça, mas mais defumada, com cada casa tendo sua receita), e Pork Burnt Ends (cubinhos de pancetta defumados e caramelizados). No caso da carne bovina, o Brisket (região torácica do animal) é o favorito, sendo defumado e servido fatiado ou picado, sendo um clássico do Texas.

americano

Pulled pork acompanhado de pão de brioche, salada coleslaw e legumes

Do frango, as Wings, as asinhas são tradições, especialmente na final do futebol americano; mas também há quem faça a ave inteira no pit smoker. “Já entre os bovinos, a preferência é pelo Brisket, região torácica do animal, defumado e fatiado bem fininho, um clássico do Texas”, explica Bruno.

americano

Chicken wings (porções vão de 6 a 18 unidades)

Como é feito o churrasco americano 

Ao contrário do estilo mais comum no Brasil, porém, os americanos preparam o barbecue diretamente em churrasqueiras fechadas, utilizando lenha em baixa temperatura e isolando-a da carne. Além disso, geralmente, eles dividem o espaço ao meio com pedras ou tijolos, permitindo que apenas o calor e a fumaça alcancem a comida. Dessa forma, Bruno lembra que essa técnica de defumação prolongada, que varia de quatro a doze horas, dependendo do corte, assegura a maciez e o sabor distintivo na preparação.

Brisket acompanhado de Mac&Cheese

Variados sabores de molho barbecue 

O termo barbecue é o equivalente em inglês para churrasco. A versão mais conhecida foi criada em Kansas City e consiste em tomate, vinagre, açúcar, especiarias… Mas, na verdade, este é apenas um dos tipos de molho de churrasco. “Na Carolina do Sul, por exemplo, o molho de churrasco é feito à base de mostarda com diferentes tipos de pimenta. Já no Alabama, o ingrediente principal é a maionese, com toques de limão e uma espécie de raiz forte chamada armoracia rusticana, horseradish, em inglês”, finaliza Arthur.

Onde comer american barbecue no Brasil? 

Na Dickey’s Barbecue Pit, churrascaria texana especializada em carnes defumadas, além disso, é possível encontrar as melhores opções de american barbecue com peças bovinas, suínas e de frango, além de outros sabores típicos, como salada coleslaw (repolho, cenoura e maionese), mac&cheese, feijão texano e muito mais.

Serviço:

A Dickey’s Barbecue Pit fica na Alameda Santos, 843, Jardim Paulista, São Paulo. Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às 23h.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens