» Início » Destaques Principais » Especialista destaca o vinho como aliado em baixas temperaturas

Especialista destaca o vinho como aliado em baixas temperaturas

por | ago 21, 2023 | Destaques, Enologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Inverno, a estação mais encantadora do ano, abraçou-nos desde o dia 21 de junho e permanecerá até 23 de setembro. Com as temperaturas mais baixas que o caracterizam, chega o momento de adotar práticas que nos auxiliem a enfrentar o frio. Entre essas práticas, destacam-se as refeições aquecedoras, muitas vezes acompanhadas por um bom vinho.

Especialista

Crédito da foto: arquivo pessoal

Os Vinhos: Aliados Indispensáveis para Conquistar Aconchego

Durante a época de frio, os vinhos emergem como protagonistas, criando uma atmosfera harmoniosa e aquecedora. Segundo uma pesquisa realizada pelo renomado clube de assinatura Wine em parceria com a MindMiners, constatou-se que 49% dos brasileiros preferem essa bebida, e dentre eles, 43% elegem o vinho para encontros especiais e momentos de recepção em casa.

A Opinião de Bruno Porto, Especialista em Vinhos

Bruno Porto, CEO do prestigiado Instituto Sommelier, e especialista em vinhos, destaca a relevância do vinho como escolha para fomentar instantes de romantismo e descontração em meio às temperaturas gélidas do inverno. Suas propriedades conferem um conforto singular nesses momentos.

De acordo com ele, o teor alcoólico do vinho age como vasodilatador, intensificando a circulação sanguínea e, por conseguinte, elevando a temperatura interna do corpo. Esse efeito torna o vinho a alternativa ideal para as refeições nesse período, criando um ambiente verdadeiramente acolhedor.

Os Rótulos Mais Procurados para Encarar o Frio com Elegância

Para os que buscam enfrentar as baixas temperaturas do inverno de forma elegante e reconfortante, Bruno Porto sugere alguns rótulos especialmente indicados. “Os vinhos argentinos da uva Malbec e Syrah, bem como o chileno Cabernet Sauvignon, despontam como opções recomendadas para esse propósito. Além destes, incluiria a Tempranillo, Tannat, Merlot, Cabernet Franc e o Petit Verdot”, sugere o especialista.

Harmonizações Inteligentes: Explorando os Sabores e Pratos

Para os que não apreciam vinhos tintos ou com teor alcoólico elevado, Bruno Porto recomenda uma harmonização centrada nas escolhas gastronômicas da noite. Dessa forma, pratos quentes, como fondue de queijo, pizzas, risotos e até mesmo a adorada feijoada, se revelam como deliciosas opções para acompanhar os vinhos disponíveis no mercado.

Conheça o Especialista em Vinhos: Bruno Porto

Empresário e sommelier Bruno Porto, de 37 anos, é um entusiasta da área que o fascina. Sempre em busca de aprofundar seus conhecimentos sobre a bebida histórica por excelência, ele compartilha suas experiências ministrando cursos no Instituto Sommelier, sediado em São Paulo.

Bruno Porto está na vanguarda das tendências do mercado vinícola e viaja pelo mundo para participar de conferências e eventos relevantes. Seu nome é hoje um dos mais influentes na área.

Sommelier: Mais do que Um Especialista, Um Conhecedor das Delícias Vinícolas

Sommelier é o título reservado para aqueles que possuem uma sabedoria refinada sobre a arte do vinho. No entanto, o conhecimento que antes era confiado apenas a um grupo seleto, baseia-se tanto em experiências práticas quanto teóricas.

Nos cursos que ministra, Bruno Porto compartilha sua expertise; dessa forma, ele desvenda segredos e traça a trajetória da bebida mais consumida globalmente. Além disso, o empresário disponibiliza e-books em seu site institucional. Isso proporciona aos interessados um aprofundamento nos benefícios que essa bebida proporciona à saúde. Afinal, são inúmeros os ganhos proporcionados pelo vinho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens