» Início » Destaques Principais » 17 de agosto: dia do Pão de queijo

17 de agosto: dia do Pão de queijo

por | ago 15, 2023 | Datas Comemorativas, Destaques

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O pão de queijo, essa iguaria tão querida, conquistou o coração de todo o país. Do café da manhã ao lanche da tarde, até os recheios elaborados à noite, essa delícia faz sucesso entre crianças e adultos. Seja doce ou salgado, o pão acompanha a todos. Tamanha é a sua popularidade que até ganhou uma data especial: o Dia Nacional do Pão de Queijo, celebrado em 17 de agosto.

Pão de queijo

Raízes Históricas e o Sabor de Minas Gerais

A origem do pão de queijo ainda é envolta em mistério. Relatos sugerem que a receita surgiu em Minas Gerais, no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas incorporavam a farinha de mandioca (posteriormente conhecida como polvilho) em suas receitas de pães, adicionando queijos remanescentes que haviam endurecido. No entanto, sua popularidade se consolidou somente a partir da década de 1950, coincidindo com o desenvolvimento de outras quitandas como broas, bolos e biscoitos. Desde então, essa iguaria tem sido apreciada em todo o país, permanecendo nas mesas familiares por mais de 70 anos.

Uma Curiosidade Estadual: São Paulo no Topo do Consumo

Apesar de ser um produto típico de Minas Gerais, uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo revelou que os maiores apreciadores de pão de queijo estão, na verdade, no estado de São Paulo, seguidos pelo Rio de Janeiro.

A Jornada Afetuosa da D’Minnas Pão de Queijaria

“Difícil resistir a um pão de queijo quentinho, acompanhado por um café coado na hora”, compartilha o empresário Mauricio Aparecido da Silva, um orgulhoso mineiro de Campinas, São Paulo. Ele é o responsável pela D’Minnas, a primeira Pão de Queijaria da cidade, que nasceu no Dia Nacional do Pão de Queijo.

Há quatro anos, em 17 de agosto, Mauricio e sua esposa, Priscila, mineira de nascimento, abriram as portas da D’Minnas Pão de Queijaria. Eles compartilham com a cidade o sabor de uma receita que percorre três gerações na família de Priscila.

A Recepção Típica Mineira e os Quatro Anos da D’Minnas

Mauricio e Priscila decidiram celebrar o quarto aniversário da D’Minnas de uma maneira especial. No dia 17 de agosto, eles oferecerão uma porção de mini pães de queijo para quem visitar o estabelecimento. “É nossa forma de agradecer a calorosa recepção da cidade, à sua maneira tipicamente mineira. É também uma oportunidade para as pessoas provarem nossa receita exclusiva e artesanal”, revela Mauricio.

Uma Variedade de Sabores para Todos os Paladares

Pão de queijo

Créditos: Divulgação

Na D’Minnas Pão de Queijaria, você pode desfrutar do pão tradicional, mas também há opções diferenciadas. Isso inclui o lanche de pão de queijo recheado com linguiça amanteigada, geleia de pimenta defumada, queijo e rúcula, assim como o de pernil, que faz muito sucesso. “Queríamos que as pessoas tivessem a oportunidade de experimentar essas versões comuns nas cidades mineiras”, explica Maurício.

E para aqueles que têm um gosto por pão de queijo com um toque doce, há opções recheadas com doce de leite e queijo canastra, além de goiabada cascão e queijo canastra. Além disso, o espaço oferece waffle de pão de queijo, sorvete de queijo, brigadeiro de queijo e um café coado da cidade de Alfenas.

Venha Celebrar o Dia Nacional do Pão de Queijo na D’Minnas Pão de Queijaria

Dia: 17 de agosto Endereço: Rua Dom Pedro I, 564 – Campinas – São Paulo Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 21h

Desfrute da hospitalidade mineira e saboreie a paixão nacional na D’Minnas Pão de Queijaria em Campinas, São Paulo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens