» Início » Destaques » Concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”

Concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”

por | jul 31, 2023 | Destaques, Eventos

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Centro Cultural do Alumínio (CCAL) anuncia o concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”. Em parceria com o Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, o evento pioneiro celebra a riqueza da culinária brasileira, com foco nos ingredientes tradicionais do Pará. O apoio da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e o patrocínio das empresas Albras, Hydro, Alcoa, CBA e Novelis agregam prestígio ao concurso.

Cultura

Divulgação CCAL

Como participar

Para concorrer, é preciso residir no Brasil e apresentar uma receita típica da região com significado afetivo. A receita deve incluir ao menos um ingrediente típico do Pará e utilizar utensílios de alumínio. O Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger, destaca a missão cultural do concurso: disseminar as diversas influências gastronômicas do país. O concurso retrata pratos típicos de cada região, divulgando tradições e costumes únicos, enriquecendo a cultura nacional.

Premiação e Categorias

O concurso irá premiar uma receita de cada uma das 6 categorias participantes: Região Sul, Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte e a Menção Honrosa, que abrange os municípios de Barcarena, Abaetetuba e Paragominas-PA. Além disso, serão, ao todo, 6 vencedores, cada um recebendo um prêmio de R$ 10 mil, além de troféu, certificado de participação, presença na exposição e menção no catálogo de receitas.

Os renomados jurados

A competição contará com avaliação de renomados nomes da gastronomia brasileira. Entre eles, Chef Dona Carmem Virgínia: pesquisadora conhecida por unir a culinária africana e o tempero brasileiro. Jurada do reality “Cozinheiros em Ação” e apresentadora de “Uma Senhora Panela”. Outro jurado é o Chef Léo Modesto, notável por seu trabalho em prol da cozinha amazônica de raiz, participou do reality “Mestre do Sabor”. Completando o time de jurados, Rosa Moraes, presidente do “The World’s 50 Best Restaurants”, também educadora e jornalista, já participou como jurada no reality “Iron Chef Brasil”.

Participação e Inscrições

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição no site do concurso entre os dias 24 de julho e 31 de agosto. Além disso, é possível enviar até duas receitas por participante, escolhendo a categoria correspondente. Para garantir a validade das inscrições, estas devem incluir fotos do processo, com a utilização de utensílios e embalagens de alumínio. Adicionalmente, é necessário fornecer um passo-a-passo da preparação e a lista dos ingredientes do Pará utilizados.

Sobre o Centro Cultural do Alumínio (CCAL)

O CCAL é um espaço público e multidisciplinar que tem como objetivo fomentar a cultura do alumínio por meio de uma diversidade de ações. Entre essas atividades, destacam-se exposições, oficinas, palestras, workshops e acervo completo. Localizado na Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1308, 4º andar, Conj.42 – Vila Olímpia (SP), o local é de visitação gratuita e funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens