» Início » Áreas » Nutrição » Ingredientes que aumentam a fome mesmo depois de comer

Ingredientes que aumentam a fome mesmo depois de comer

por | jul 13, 2023 | Destaques Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Certos ingredientes presentes nos alimentos podem causar uma sensação de fome pouco tempo depois de uma refeição. Esses ingredientes afetam o funcionamento normal do organismo, como o aumento do nível de insulina no sangue ou a liberação de hormônios que estimulam o apetite.

Fome

Crédito: divulgação istock

Farinha e açúcar: vilões ocultos

Alimentos comuns no nosso dia a dia têm esse efeito, mas muitas vezes passam despercebidos. É o caso da farinha e do açúcar, alimentos amplamente consumidos, que possuem um alto índice glicêmico. Eles elevam o nível de insulina, o hormônio responsável por fornecer glicose às células para obter energia. Esse aumento repentino de açúcar pode criar resistência à absorção da glicose, resultando no armazenamento de gordura e no aumento do apetite.

Pães integrais: nem sempre a melhor opção

Por essa razão, mesmo alimentos considerados saudáveis, como pães integrais, não são recomendados para aqueles que buscam uma dieta equilibrada, apesar de possuírem mais fibras. As fibras são capazes de proporcionar saciedade, pois não são completamente digeridas pelo organismo. Elas permanecem no corpo tempo suficiente para melhorar o trânsito intestinal e reduzir os níveis de glicose e colesterol.

Glúten: um inimigo da saciedade

Portanto, pães e bolos podem acabar aumentando a sensação de fome. Assim como a farinha e o açúcar, o glúten também pode ser prejudicial para o intestino, pois é uma proteína potencialmente inflamatória e não promove saciedade. Essa proteína está presente na farinha de trigo.

Sucos de frutas: enganadores da fome

Embora possa parecer improvável, os sucos de frutas também são inimigos da saciedade. Embora muitas vezes ainda contenham as vitaminas presentes nas frutas, a fibra, encontrada na casca e na polpa, é deixada de lado no processo de produção do suco. Ao consumir apenas o suco, você estará ingerindo apenas os açúcares presentes na fruta, o que eleva os níveis de insulina.

Gordura: aliada da saciedade

Por outro lado, alimentos gordurosos tendem a proporcionar maior saciedade e não necessariamente levam ao ganho de peso. Alimentos que contêm gordura, como o leite integral, por exemplo, fazem com que a vontade de comer retorne mais tarde. Isso ocorre porque a gordura torna a digestão mais lenta, enviando mais sinais ao cérebro de que o estômago está cheio.

Sal: o inimigo da saciedade

Além disso, o sal também prejudica a sensação de saciedade. O consumo excessivo de alimentos salgados pode levar à desidratação do corpo, aumentando a sensação de sede, que as pessoas podem confundir com fome. Outros ingredientes, como o glutamato monossódico, um realçador artificial de sabor encontrado em diversos alimentos, têm a capacidade de estimular as papilas gustativas, o que leva ao consumo excessivo.

Saiba escolher para evitar a fome constante

Para evitar comer além do necessário, é importante montar pratos equilibrados e ter conhecimento sobre os alimentos que você consome. O uso de temperos naturais pode adicionar sabor às refeições e substituir os sabores artificiais. Além disso, cozinhar em vez de comprar alimentos prontos garante que você saiba exatamente o que está consumindo. Com um fogão de 5 bocas, você pode preparar refeições deliciosas e saudáveis para toda a família.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens