» Início » Áreas » Nutrição » Cuidados com a alimentação no inverno

Cuidados com a alimentação no inverno

por | jul 10, 2023 | Destaques Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Durante o inverno, é importante cuidar da alimentação para suprir as necessidades do corpo e garantir a saúde e o bem-estar. Afinal, nessa época do ano, nosso organismo trabalha mais para nos manter aquecidos. Felizmente, nos meses de junho e julho, temos uma variedade de legumes, verduras e frutas disponíveis em casa a preços mais acessíveis devido à sazonalidade.

inverno

Orientações da Supervisora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde

Ana Paula Gonçalves, Supervisora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, destaca que o corpo tem um gasto energético maior durante o frio para nos manter aquecidos. No entanto, não é necessário exagerar nas porções de alimentos. Além disso, é preciso prestar atenção especial à alimentação no inverno, pois estamos mais suscetíveis a gripes, resfriados e infecções respiratórias. “Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, fortalece nosso sistema imunológico, tornando-o mais resistente a essas doenças”, complementa a especialista.

Opções saudáveis e conforme a sazonalidade

Para manter uma alimentação saudável no inverno, Ana Gonçalves destaca algumas opções de alimentos da estação e substituições saudáveis:

  1. Tangerina, kiwi e carambola são boas opções de frutas;
  2. Abóbora, batata-doce e inhame são legumes que podem ser incluídos nas refeições;
  3. Gengibre pode ser utilizado em diversas preparações, trazendo benefícios para o sistema imunológico;
  4. Substituir a farinha de trigo por farinha de aveia é uma opção mais nutritiva;
  5. Optar por ricota em vez de provolone reduz a ingestão de gordura.

Uma dieta equilibrada e variada para o bem-estar no inverno

Uma dieta equilibrada e variada, focada em alimentos saudáveis e naturais, contribui para o bem-estar geral durante o inverno. Além disso, alguns alimentos possuem propriedades termogênicas, capazes de aumentar a temperatura corporal durante a digestão. Portanto, consumir sopas, chás e especiarias pode ajudar a manter o corpo aquecido e confortável mesmo nas baixas temperaturas. A nutricionista também oferece uma dica para quem tem dificuldade em consumir saladas no clima frio: escolher opções que podem ser refogadas com azeite, como repolho, couve, espinafre e vagem.

Conheça o Grupo São Cristóvão Saúde

A Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão administra o Grupo São Cristóvão Saúde. Além disso, o Grupo possui 10 Unidades de Negócio, incluindo Hospital e Maternidade, Plano de Saúde e Centros Ambulatoriais, entre outros. Ademais, é reconhecido como uma referência em saúde na cidade de São Paulo.

Com mais de 111 anos de experiência, a instituição investe em modernização e expansão. Além disso, busca sempre oferecer atendimento de qualidade. Atualmente, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 309 leitos, oito Centros Ambulatoriais e presta serviços a mais de 160 mil beneficiários por meio do Plano de Saúde. Além disso, atende 18 mil beneficiários no Plano Odontológico.

O Engenheiro Valdir Pereira Ventura ocupa o cargo de Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde desde 2007. Nessa posição, é responsável pela gestão das Unidades de Negócio e pela tomada de decisões institucionais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens